Jornal de Angola

Resgatadas 108 pessoas num “centro de correcção islâmico”

-

A Polícia nigeriana resgatou 108 pessoas detidas num “centro de correcção islâmico” no Estado de Kwara, centro do país, noticiou, ontem, a AFP.

“Os nossos agentes agiram com base em vários relatórios e resgataram 108 detidos no ‘centro de correcção’”, disse o porta-voz da Polícia de Kwara, Okansanmi Ajayia.

Das pessoas libertadas 103 são homens. Também há cinco mulheres, além de algumas crianças. “A aparência mostra que foram mantidos em condições insalubres. Estavam visivelmen­te doentes”, acrescento­u Ajayi, citado pela agência France Press.

Segundo uma investigaç­ão preliminar das autoridade­s, vários detidos foram enviados para este “centro de correcção” pelos pais para aprenderem o Corão. Alguns já lá estavam há cinco anos. “Detivemos o director e alguns dos filhos, que ensinavam no centro e nos estão a ajudar na investigaç­ão”, referiu.

Esta é a sexta operação do género na Nigéria em menos de um mês. Em muitos casos, as vítimas relatam que foram acorrentad­as e sujeitas a maustratos - incluindo tortura e abuso sexual.

Uma das mulheres libertadas esta semana pelas forças de segurança de Kwara, afirmou à imprensa que foi vítima de abusos sexuais pelo tio do dono do “centro de correcção”, levando a que realizasse três abortos.

“Vivo com o dono do centro num apartament­o e o seu tio abusava de mim todas as noites”, contou Olaide Arikewuyo, citada pelo diário nigeriano “The Cable”, que disse ter sido vítima destes abusos por parte de cinco homens. “Agradeço a Deus que a Polícia me tenha resgatado”, afirmou.

 ?? DR ?? Mulheres e crianças estão entre as pessoas resgatadas
DR Mulheres e crianças estão entre as pessoas resgatadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola