Jornal de Angola

Projecto “Ler, saber e pensar” aproxima pais e filhos

Actividade é realizada num formato semelhante ao de um “jango” em que as crianças ouvem várias histórias que as levam a conhecer outras realidades

- César Esteves

Um projecto social denominado “Ler, saber e pensar” (LESP), que pretende aproximar mais os pais dos filhos, bem como despertar nas crianças o gosto pela leitura, foi lançado em Luanda, pela fundação Pirâmide World Foundation.

Na primeira edição do certame, que decorreu nas instalaçõe­s da empresa Expo Garden, no Maculusso, participar­am cerca de 40 crianças, todas acompanhad­as dos respectivo­s pais e encarregad­os de educação.

O projecto é realizado num formato semelhante ao de um “jango”, (lugar das zonas rurais onde se discutem os problemas da comunidade), em que as crianças, ladeadas dos pais, ouvem histórias que as levam a conhecerem outras realidades do mundo.

Um dos momentos alto dessa actividade é quando os filhos, de forma individual, chamam os pais para o centro da roda, a fim de ouvirem as declaraçõe­s de amor que eles prepararam.

Alguns pais não resistiram e emocionara­m-se completame­nte. Foi o caso de Carmen Macombe. Essa mulher disse que não conseguiu se conter, porque a declaração de amor apresentad­a pelo filho foi muito forte e nunca tinha ouvido antes.

A progenitor­a considerou a iniciativa importante, na medida em que aproxima mais os pais dos filhos. “É um projecto fantástico”, salientou. Benjamim Fernando, presidente da Pirâmide World Foundation, disse ao Jornal de Angola que, ao lançarem este projecto, pretendem, além de incentivar o gosto pela leitura nas crianças, aproximar mais os pais deles.

“Devido à agitação da nossa cidade, às vezes, os pais não têm tido tempo suficiente para estarem com os filhos”, frisou. A iniciativa conta com o apoio da Casa de Cultura do Brasil. A próxima edição deve acontecer no próximo sábado, no mesmo local, às 15h00. A entrada é grátis. A fundação quer levar o projecto a todo o país. Joana Fernandes, administra­dora-adjunta para a Área Económica, Financeira e Social do Distrito Urbano da Ingombota, elogiou a iniciativa e disse tratar-se de um gesto que convida os pais a reflectire­m sobre a importânci­a de estarem mais tempo com os filhos.

A administra­doraadjunt­a para a Área Económica, do Distrito Urbano da Ingombota, elogiou a iniciativa e disse tratar-se de um gesto que convida os pais a estarem mais tempo com os filhos

 ?? CEDIDA ?? Momento em que as crianças chamavam pelos pais para o centro da roda, a fim de ouvirem as declaraçõe­s de amor
CEDIDA Momento em que as crianças chamavam pelos pais para o centro da roda, a fim de ouvirem as declaraçõe­s de amor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola