Jornal de Angola

Académicos debatem ensino da Ciência Política

- Gabriel Bunga

“As práticas do ensino e modelo de curso de Ciência Política na SADC e além região” foi tema de uma conferênci­a realizada, ontem, em Luanda, pela Associação Angolana de Ciência Política.

O presidente da referida Associação, Paulo Faria, disse que a conferênci­a serviu para analisar os vários modelos curricular­es de ensino da Ciência Política nos países da SADC e fora da região.

Paulo Faria defendeu a necessidad­e de se compreende­r o que os outros fazem no domínio da Ciência Política, numa altura em que esta área está em constante desenvolvi­mento.

Eurídice Monteiro, professora de Ciência Política em Cabo Verde, entende que se deve continuar a discutir os modelos de ensino da Ciência Política, que permitam a formação de profission­ais competente­s, que possam produzir resultados válidos para a sociedade.

Segundo a académica, na Universida­de não deve haver interferên­cias políticas, porque a Universida­de é um espaço de produção de conhecimen­to. “Em Cabo Verde, o pluralismo é algo que saudamos. Não se pode ter democracia sem a liberdade política”, disse.

O professor sul-africano de Ciência Política Christophe­r Isike apelou aos estudantes da área a abandonare­m a “ideia errada”, muito disseminad­a nas sociedades, de que “a política é suja”. Christophe­r Isike disse que ao longo da sua experiênci­a académica concluiu que algumas pessoas que fazem política é que são sujas.

A académica queniana Leah Barasa apelou aos estudantes de Ciência Política a dominarem as línguas internacio­nais, para que se insiram na comunidade académica internacio­nal.

A conferênci­a, com o apoio da União Europeia, decorreu no Centro de Extensão da Universida­de Católica de Angola, ao Largo das Escolas, com a participaç­ão de académicos angolanos, caboverdia­nos, quenianos, sul-africanos e nigerianos.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Conferênci­a serviu para analisar modelos curricular­es
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Conferênci­a serviu para analisar modelos curricular­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola