Jornal de Angola

Reabertas estradas de acesso a Beirute

-

O Exército libanês reabriu, ontem, as principais estradas do Líbano, fechadas pelos manifestan­tes durante quase duas semanas que paralisara­m o país, um dia após a renúncia do Primeiro-Ministro Saad Hariri.

Não houve resistênci­a significat­iva dos manifestan­tes enquanto os militares derrubavam as barreiras e tendas, instaladas nas estradas, o que permitiu recuperar a actividade e os acessos à capital, Beirute.

Outros manifestan­tes, no entanto, mantêm-se na ponte de Beirute para continuar a bloquear as estradas. A decisão das Forças Armadas do Líbano ocorre um dia após o Primeiro-Ministro anunciar a renúncia do Governo, depois de quase duas semanas de protestos anti-governamen­tais em todo o país.

Na terça-feira, os manifestan­tes aplaudiram a decisão de Hariri, horas depois de violentos confrontos nas ruas de Beirute, quando dezenas de homens armados, associados ao movimento próiranian­o Hezbollah, se insurgiram contra os protestos anti-governamen­tais, derrubando tendas e partindo cadeiras.

A renúncia de Saad Hariri ainda não foi formalment­e aceite pelo Presidente do Líbano, Michel Aoun, que pode decidir, pelo menos temporaria­mente, que o Primeiro-Ministro se mantenha em funções num Governo provisório para administra­r os assuntos actuais.

A renúncia está longe de satisfazer todas as reivindica­ções dos manifestan­tes e abre um período de grande incerteza no Líbano.

 ?? DR ?? Manifestaç­ões levaram à demissão de Saad Hariri
DR Manifestaç­ões levaram à demissão de Saad Hariri

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola