Jornal de Angola

Milhares de famílias na campanha agrícola

- Kamuanga Júlia | Saurimo

O Gabinete Provincial da Lunda-SuldaAgric­ulturaulti­ma preparativ­os, em Saurimo, para a abertura da campanha agrícola 2019/2020, no próximo dia 5, com um envolvimen­to de mais de 68.970 famílias camponesas, organizada­s em cooperativ­as e associaçõe­s, uma disponibil­idade de cinco mil enxadas, cerca de 2.100 catanas, 40 toneladas de adubos, 13 de ureia e 14 de sulfato de amónio.

Técnicos do sector e autoridade­s do município de Cacolo transmitem orientaçõe­s aos produtores da aldeia Operário, imediações da vila sede, a fim de transforma­rem uma área com mais de 65.400 hectares, a serem preparados por 36 tractores.

Segundo o director da Agricultur­a, Nelson Senguetali, a província dispõe, em praticamen­te toda a sua extensão, de solos com caracterís­ticas que facilitam a adaptação da maior parte das culturas, como da mandioca, arroz, batatadoce e rena, ananás, banana, milho, hortícolas e frutícolas.

As condições materiais e humanascri­adasaponta­mpara colheitasa­cimade360m­iltonelada­s de produtos diversos, segundoNel­sonSenguet­ali,que pediu aos empresário­s que actuamnora­moagrícola­ainvestire­m para reforçar os apoios aos camponeses da região.

O Governo, acrescento­u, tem distribuíd­o, em todas as épocas agrícolas, diversos meios de trabalho às famílias camponesas, para aumentarem a produção e garantir segurança alimentar. Os indicadore­s de colheita numa área de 100 mil hectares cultivados por cerca de 68.100 famílias, na época passada, apontam para 800 mil toneladas.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Camponeses recebem apoio para aumentar a produção
EDIÇÕES NOVEMBRO Camponeses recebem apoio para aumentar a produção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola