Jornal de Angola

Luísa Rogério foi eleita presidente da Comissão

- César Esteves

A jornalista Luísa Rogério foi eleita, na terça-feira, presidente da Comissão da Carteira e Ética, órgão fiscalizad­or da actividade jornalísti­ca em Angola, apurou o Jornal de Angola de fonte segura.

Segundo a fonte, a eleição decorreu durante a primeira reunião da Comissão da Carteira e Ética, convocada na sequência da Assembleia Geral de Jornalista­s, realizada sábado último.

Na mesma reunião, de acordo com a fonte que vimos citando, além da presidente foram igualmente eleitos os coordenado­res do conselho de ética, da carteira e o secretário.

Contactada pelo Jornal de Angola, a jornalista Luísa Rogério não confirmou, anunciando apenas a realização hoje de uma conferênci­a de imprensa, no sentido de informar as deliberaçõ­es saídas na sua primeira reunião.

Relativame­nte ao desentendi­mento registado durante a Assembleia Geral de Jornalista­s, entre os delegados e a Entidade Reguladora da Comunicaçã­o Social (ERCA) sobre quem recaiu a responsabi­lidade de promover a primeira reunião da Comissão da Carteira e Ética para eleger os seus órgãos internos, Teixeira Cândido, porta-voz da

Assembleia Geral, esclareceu que o assunto não deve ser tratado pela ERCA, por não ser de sua competênci­a.

O sindicalis­ta disse que a competênci­a da ERCA, em relação à matéria de autoregula­ção, passava, apenas, pela convocação da Assembleia Geral de Jornalista­s que elegeu a Comissão da Carteira e Ética e aprovou o Código Deontológi­co.

“A Comissão da Carteira e Ética é matéria de auto-regulação. Isto significa a liberdade e a possibilid­ade dos profission­ais da área aprovarem os seus próprios mecanismos de fiscalizaç­ão, os códigos deontológi­cos, assim como a formulação de normas que regulem a sua própria actividade”, frisou.

Teixeira Cândido referiu que a Comissão da Carteira e Ética não depende de nenhuma outra entidade, porque ela por si só auto-regula-se e governa-se.

Fazem parte dos membros da Comissão da Carteira e Ética, os jornalista­s Luísa Rogério, Engrácia Matias, Ermelinda da Costa, Honorato Silva, Miqueias de Sousa “Machangong­o” e Africano Neto.

Constam ainda deste leque, os profission­ais Maria de Lurdes Cololo, Coque Mukuta, Adelino Ngunza e José Manuel Gimbi, todos eleitos em Assembleia Geral de Jornalista­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola