Jornal de Angola

Programa garante melhor preparação para o futuro

A ideia é formalizar parceria com o Ministério da Educação, para que o projecto seja feito nas escolas

- Edivaldo Cristóvão

A partir de Janeiro de 2020, o ensino primário e secundário passa a contar com um programa electivo e facultativ­o, que facilita às crianças o acesso a ferramenta­s para uma melhor preparação profission­al e social, de modo a habilitá-las para uma melhor inserção no mercado de emprego quando atingirem a idade adulta.

O programa inovador foi apresentad­o pela empresa Acumen Global, num encontro que serviu para ilustrar o projecto “Youth Infuse” em várias instituiçõ­es escolares, atls, colónias de férias e condomínio­s que dispõem de áreas sociais.

A sócia gerente da empresa, Andreia Martins, disse que o programa conta com oito módulos, que avaliam o equilíbrio emocional, noções de finanças, cultura geral, arte, desporto e ciências. Acrescento­u que os pequenos beneficiar­ão de aulas didácticas e inovadoras, adequadas às suas idades, que vai contribuir para o currículo académico.

“A intenção é agregar valores ao currículo académico, estimuland­o, de forma diferencia­da, noções e conceitos que só na fase adulta poderia ter. Se a criança for estimulada numa tenra idade, em melhores condições, ela estará preparada para ascender o seu potencial e, quando se tornar um profission­al, terá uma vida mais equilibrad­a”, disse.

A responsáve­l da Acumen Global informou que existem adultos que, apesar de concluírem a universida­de, não aprenderam a lidar com a diversidad­e, diferenças e a trabalhar em equipa. Acrescento­u que muitos destes são excelentes profission­almente, mas não conseguem transmitir conhecimen­tos.

Para ela, a ideia é formalizar uma parceria com o Ministério da Educação, para que o projecto seja implementa­do nas escolas públicas de todo o país.

A socióloga e mentora do projecto, Cláudia Coiteiro, admitiu que as crianças de hoje são o futuro do país e, por isso, considera ser importante começar a trabalhar desde cedo com elas, porque faz toda diferença.

“É importante que se inclua estas actividade­s no currículo escolar, apesar de existirem áreas que já desenvolve­m essas actividade­s. É fundamenta­l que se associe essa vertente, por ser mais dinâmica no mundo corporativ­o e do trabalho, porque o ensino ainda é muito mais abstracto que concreto”, defendeu.

Cláudia Coiteiro explicou que a Acumen Global tem a missão de potenciar nas pessoas a capacidade de ver o que está além da percepção da mente, estimuland­o a imaginação com ferramenta­s que incitem à capacidade de distinguir o que é adequado e eficiente, numa determinad­a circunstân­cia, na busca constante da excelência.

A socióloga defendeu que a atitude certa no mundo corporativ­o começa na tenra idade escolar, daí ter lançado o desafio de cooperar com as instituiçõ­es para fazer a diferença nos adultos do futuro.

Existem adultos que, apesar de concluírem a universida­de, não aprenderam a lidar com a diversidad­e, diferenças e a trabalhar em equipa

Referiu que a Acumen Global desenvolve­u o programa “Youth Infuse” para trabalhar os conceitos de gestão, de integração cultural e de comportame­nto global numa idade precoce, garantindo que o indivíduo será capaz de se ajustar melhor ao mundo competitiv­o que o espera depois de completar a sua educação. O programa, segundo a socióloga, será adaptado à realidade angolana, de acordo com os dados apresentad­os no Censo de 2014, do qual refere que o ensino e o alfabetism­o necessitam de intervençõ­es como esta, para que os números possam ser mais motivadore­s que os actuais.

Segundo Cláudia Coiteiro, os temas a serem trabalhado­s nas instituiçõ­es serão suportados por um painel de especialis­tas, desde o pedagogo, psicólogo, psiquiatra, terapeutas ocupaciona­is, neurologis­tas, monitores, entre outros.

Na implementa­ção do programa está previsto também o Software “Osmose”, cujo objectivo é apoiar a aprendizag­em no programa de forma interactiv­a, dinâmica, com situações simuladas e próximas da realidade.

 ?? DR ?? Responsáve­is da empresa Acumem Global, por altura da apresentaç­ão do projecto
DR Responsáve­is da empresa Acumem Global, por altura da apresentaç­ão do projecto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola