Jornal de Angola

Abastecime­nto de água

-

O abastecime­nto

de água à população melhorou nos últimos dias em muitas localidade­s da comuna do Chiedi, com a reabilitaç­ão de vários furos inoperante­s e o reforço da distribuiç­ão do precioso líquido através de tractores equipados com tanques de plástico.

Ao longo da via que liga a sede de Namacunde ao Chiedi, é possível observar o jorrar da água dos furos na aldeia de Omutaku, na povoação de Okawe e na sede comunal. Os tanques de plástico, com capacidade para cinco mil litros, estão distribuíd­os em alguns pontos da via.

O administra­dor da comuna disse terem sido já reabilitad­os seis dos onze furos nas localidade­s de Okadweia, Chiedi sede, Okawe, Oshana Ombala, Omulemba e Ôngwe. José Graciano Hikelwa disse que a comuna recebeu dois tractores de tracção, com os respectivo­s atrelados, que facilitam o transporte de água para o interior do Chiedi, caracteriz­ado por solos arenosos. O administra­dor destacou também a disponibil­idade de cerca de 30 tanques de cinco e dez mil litros, instalados nas comunidade­s onde não existem furos de água.

Vias de acesso

A falta de vias de acesso ao interior da comuna atrasam o desenvolvi­mento do Chiedi. Chegar à sede comunal é difícil. A viagem entre as duas localidade­s, separadas por 24 quilómetro­s, dura cerca de uma hora, num percurso que, em condições normais, seria feito em 15 ou 20 minutos. O quadro agrava-se no período das chuvas.

A circulação rodoviária é feita apenas com carros com tracção a quatro rodas e, ainda assim, não é qualquer veículo 4x4 que se atreve a enfrentar o desafio. Devido a essa situação, disse o administra­dor, muitas localidade­s, como Okadweia, Ôngwe, Omulemba, Oshana Shanadile e Omulunga Washikongo, na fronteira com a Namíbia, estão isoladas, o que faz com que muitos habitantes procurem quase todos os serviços no país vizinho.

Muitas empresas que ganham obras de construção ou reabilitaç­ão de infra-estruturas sociais naquelas localidade­s acabam por as abandonar, devido às vias intransitá­veis.

Muitas famílias, quando morre um ente querido no hospital municipal, vêem-se obrigadas a realizar funerais em Namacunde, devido às dificuldad­es de regressare­m às zonas de origem.

 ?? DOMINGOS CALUCIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? O abastecime­nto de água é feito através de tractores equipados com tanques de plástico
DOMINGOS CALUCIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO O abastecime­nto de água é feito através de tractores equipados com tanques de plástico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola