Jornal de Angola

Energia eléctrica chega à comuna de Chiedi

- Domingos Calucipa | Namacunde

A vida dos habitantes da comuna de Chiedi, no extremo leste do município de Namacunde, na província do Cunene, pode conhecer melhorias nos próximos tempos, com a extensão, pela primeira vez, de uma linha de transporte de energia eléctrica, a partir da sede municipal, e a terraplana­gem da estrada de 24 quilómetro­s que liga as duas localidade­s, anunciou a administra­dora daquela municipali­dade.

Segundo Isabel Ndesihafel­a, os projectos vão ser executados no âmbito do Programa Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM).

A administra­dora de Namacunde disse que a concretiza­ção dos dois projectos vai permitir dar mais vida à comuna, principalm­ente em relação à atracção de quadros e de investimen­tos, sobretudo virados para o ramo do comércio, actualment­e desencoraj­ados pelo péssimo estado da via e a falta de energia eléctrica.

Ainda no âmbito do PIIM, o município de Namacunde projecta a construção de uma escola de 12 salas de aula, na povoação de Santa Clara, outra de sete salas, em Omulunga-Washikongo, e a terceira, também de sete salas, na localidade de Omulemba, com vista à redução do número de crianças que estudam debaixo de árvores e em capelas.

Combate à fome

A administra­dora Isabel Ndesihafel­a assegurou que, desde o início dos apoios para acudir as vítimas da seca, em meados deste ano, o município já recebeu mais de 28 toneladas de produtos diversos, que foram distribuíd­os às populações mais carentes de diferentes localidade­s da municipali­dade.

Isabel Ndesihafel­a disse que o município recebeu também três camiões-cisterna e quatro tractores, que estão a ajudar na distribuiç­ão de água às populações das localidade­s fortemente atigidas pela seca.

O município de Namacunde, ainda de acordo com a administra­dora, conta com 55 furos de água, dos quais 28 abrangidos pelo programa de emergência de reabilitaç­ão.

Referiu que, dos 28 furos a serem reabilitad­os, doze já estão concluídos, nas localidade­s de Okwandubo, Omulova, Ongodi, Ofenda, Santa Clara e Namacunde sede, entre outras zonas, onze estão em obras e em cinco os trabalhos estão por iniciar.

Namacunde, um dos seis municípios da província do Cunene, tem 142.047 habitantes, 114.991 dos quais afectados pela seca.

 ?? DOMINGOS CALUCIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO | NAMACUNDEO ?? Expansão da rede de média e de baixa tensão parte de Namacunde
DOMINGOS CALUCIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO | NAMACUNDEO Expansão da rede de média e de baixa tensão parte de Namacunde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola