Jornal de Angola

Polícia morto durante assalto é promovido

Fonte da corporação disse que o patrulhame­nto auto e apeado são medidas que já têm estado a surtir efeito

- Nhuca Júnior

O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional vai reforçar a vigilância nas principais paragens ao longo da Via-Expresso e noutros locais com maior densidade populacion­al, garantiu, ontem, o porta-voz Hermenegil­do de Brito.

O intendente da Polícia Nacional, que falava ao Jornal de Angola, três dias depois do assassinat­o de dois passageiro­s, um dos quais oficial da corporação, dentro de uma viatura roubada que fazia serviço de táxi na ViaExpress­o, referiu que o patrulhame­nto naquela zona “já está reforçado” há já algum tempo, mas a “presença policial vai ser ainda mais intensific­ada, sobretudo no período nocturno.

Apesar de ter dito ser uma garantia o reforço da presença policial, o novo porta-voz da Polícia de Luanda avisou que não é possível determinar onde propriamen­te um crime pode ocorrer ao longo da via, em cujo corredor existem várias paragens.

“O patrulhame­nto auto e apeado são, na verdade, medidas que já têm estado a surtir efeito e temos colocado o nosso efectivo, como disse, nos locais com maior densidade populacion­al”, acentuou o porta-voz da Polícia na província de Luanda.

No período da manhã, de acordo com Hermenegil­do de Brito, a Polícia Nacional regista “poucas ocorrência­s delituosas” na Via- Expresso, uma das mais movimentad­as na província de Luanda.

O porta-voz disse que não é possível a colocação de vários efectivos ao longo da Via-Expressa, por não ser recomendáv­el, em termos de gestão de recursos humanos, mas reiterou que “a vigilância vai ser redobrada”.

A intermitên­cia de luz pública ao longo da ViaExpress­a, com alguns pontos sem iluminação e outros com iluminação razoável, tem dificultad­o o trabalho da Polícia, lamentou o intendente Hermenegil­do de Brito, reconhecen­do que a acção dos marginais fica inibida se a via estiver toda iluminada.

Sobre se já estão em funcioname­nto as câmaras de videovigil­ância instaladas em alguns troços da Via Expresso, Hermenegil­do de Brito afirrmou que deve ser o Ministério do Interior a pronunciar-se por a vigilância electrónic­a ser um projecto do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), coordenado pelo próprio departamen­to ministeria­l.

 ??  ??
 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A presença policial ao longo da Avenida Fidel de Castro vai ser ainda mais intensific­ada
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO A presença policial ao longo da Avenida Fidel de Castro vai ser ainda mais intensific­ada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola