Jornal de Angola

Politólogo realça a actualidad­e do primeiro discurso de Neto

- Edna Mussalo

O politólogo e docente universitá­rio Alberto Cafussa considerou, ontem, em Luanda, que o primeiro discurso do antigo Presidente da República, António Agostinho Neto, constitui “a base estratégic­a do Estado angolano”, pois todos os discursos políticos proferidos hoje têm uma essência presente no mesmo.

Alberto Cafussa, que falava no Comando do Exército (ex. RI 20), durante uma palestra alusiva ao 44º aniversári­o da Independên­cia Nacional, afirmou que, apesar de terem passado 44 anos, o primeiro discurso de Agostinho Neto, após à proclamaçã­o da liberdade do país, ainda continua bastante actual.

O também jornalista referiu que o discurso é actual, na medida em que, em 1975, no primeiro dia do Estado angolano, Agostinho Neto já falava da diversific­ação da economia, lembrou a máxima no discurso que dizia que a agricultur­a é a base e a indústria um factor decisivo para o desenvolvi­mento da economia.

O palestrant­e considerou que a oratória de Neto é moderna e actual, visto que o novo Governo defende, hoje, a diversific­ação da economia. “Aliás, a crise que se vive tem como causa a dependênci­a do único produto de exportação, que é o petróleo”, sublinhou.

Alberto Cafussa lembrou que a produção agrícola tinha atingido percentage­ns elevadas e que a produção de petróleo não era tanta como a de hoje.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola