Jornal de Angola

Angola será o último país a escalar Maputo

- Melo Clemente | Maputo

A Selecção Nacional de basquetebo­l sénior feminina vai ser a última a desembarca­r na capital moçambican­a, Maputo, palco da disputa do Torneio de Qualificaç­ão zona africana, prova selectiva ao Torneio Pré-Olímpico, agendado para Fevereiro de 2020, em Tenerife, Espanha.

Em virtude de ter arrancado tardiament­e com os trabalhos de preparação, visando a competição, a delegação angolana deixa Luanda, com destino a Maputo, apenas na próxima quarta-feira, ou seja, um dia antes de começar a prova, que contará com a participaç­ão de seis países.

A adaptação ao piso do Pavilhão do Maxaquene, recinto que vai acolher o torneio, deve acontecer ao final do dia.

As outras delegações estrangeir­as, designadam­ente Nigéria, actual campeã africana, Senegal, vice, Mali e República Democrátic­a do Congo, devem começar a chegar à capital moçambican­a a partir de amanhã e domingo, segundo fez saber uma fonte próxima da organizaçã­o.

Entretanto, depois da direcção da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB) ter anunciado a desistênci­a de Angola na competição, por falta de verbas, eis que a convocatór­ia do cinco nacional saiu na noite de quinta-feira, graças à intervençã­o da direcção do Grupo Desportivo Interclube, que colocou à disposição do “órgão reitor da modalidade” 12 milhões de kwanzas, para que as pupilas de Apolinário Paquete pudessem disputar a prova.

Angola está inserida no Grupo B, ao lado do Senegal e Mali.

Moçambique, país anfitrião, figura no Grupo A, com a Nigéria e República Democrátic­a do Congo.

A prova será disputada no sistema todos contra todos a uma volta, sendo que o primeiro classifica­do do Grupo A medirá forças nas meiasfinai­s com o segundo colocado do Grupo B, ao passo que o vencer do Grupo B terá pela frente o segundo classifica­do do Grupo A.

 ?? DR ?? Extremo-Base Italee Lucas
DR Extremo-Base Italee Lucas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola