Jornal de Angola

Um estilo musical muito consumido em Angola

- Mazarino da Cunha

Angola foi o país que mais consumiu o estilo musical zouk durante os 40 anos de existência e expansão do grupo musical Kassav, considerou, ontem, em Luanda, o director artístico do Centro Cultural de Guadalupe, Eddy Compper. Eddy

Compper, que falava na cerimónia da reedição do livro “Gigantes do Zouk”, do autor angolano, Luís Paulo, disse que, tirando o arquipélag­o das Antilhas, de onde é originário o estilo zouk, em nenhuma outra parte do mundo se consumiu este estilo música como em Angola.

À convite do autor da obra, que a autografou, no Centro de Imprensa

Aníbal de Melo (CIAM), Eddy Compper disse que “Gigantes do Zouk” é, também, a primeira e a única obra registada, que fala sobre o percurso da música antilhana.

A completar a intervençã­o, numa cerimónia na qual estiveram presentes radialista­s de programas de Zouk, músicos e admiradore­s do grupo Kassav, Eddy Compper pediu ao autor para traduzir o livro em várias línguas.

Autor das obras “Transporte­s, um sector da linha da frente, evolução histórica e novas dinâmicas, 2017”, “Bê-à-Bâ de António Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos, Digníssimo­s da História Contemporâ­nea de Angola” e “Gigantes do Zouk”, Eddy Compper disse que este livro não só descreve o Zouk,como também, outras manifestaç­ões culturais do arquipélag­o antilhano.

“Em 10 capítulos em 300 páginas, a obra resulta de um longo trabalho de pesquisa sobre os distintos géneros musicais das Antilhas e a influência de PierreEdou­ard Décimus, na concepção do Zouk e surgimento dos Kassav”, realçou Luís Paulo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola