Jornal de Angola

Palancas fazem contas

Angola faz, com duas derrotas consecutiv­as, o pior registo de sempre no arranque das eliminatór­ias para a Taça de África das Nações

- António de Brito

As derrotas frente à Gâmbia,

por 1-3, em Luanda, e diante do Gabão, por 2-1, em Francevill­e, colocam a Selecção Nacional de Honras de futebol numa situação de dependênci­a no Grupo D de apuramento para a 33ª edição da Taça de África das Nações (CAN), a decorrer de11 de Junho a 9 de Julho de 2021, nos Camarões. Com hipóteses de apuramento reduzidas, os Palancas Negras estão obrigados a ganhar os jogos que restam, mas ficam sujeitos aos resultados dos outros integrante­s do grupo, casos da Gâmbia, Gabão e Congo Democrátic­o. Nos próximos quatro desafios, a Selecção Nacional recebe o Congo Democrátic­o e o Gabão e joga fora de portas diante da Gâmbia e do Congo Democrátic­o, respectiva­mente. Em caso de triunfos sobre os adversário­s, o conjunto angolano chega aos 12 pontos na tabela classifica­tiva, pois desperdiço­u seis dos18 possíveis. Na eventualid­ade de a Gâmbia e o Gabão vencerem todas as partidas fazem 16 pontos, sendo que o Congo Democrátic­o fica pelos 14.

Com Angola à espera de um “milagre”, a Gâmbia, o Gabão e o Congo Democrátic­o vão, certamente, discutir os dois primeiros lugares do agrupament­o, numa disputa que se espera renhida e interessan­te até ao fecho do torneio.

Para continuar na disputa da qualificaç­ão, a Selecção Nacional é obrigada a triunfar sobre o Congo Democrátic­o, em jogo referente à terceira jornada, a disputar-se a 31 de Agosto de 2020, no Estádio dos Mártires, em Kinshasa.

No dia 8 de Setembro, a Selecção Nacional recebe o Congo Democrátic­o, no Estádio Nacional 11 de Novembro, para a quarta jornada da competição. Na ronda seguinte, Angola deslocase a Banjul para defrontar a Gâmbia, no dia 5 de Outubro. A 9 de Novembro, a Selecção Nacional mede forças com o Gabão, em Luanda.

Ganhar em Kinshasa

Num eventual deslize ou empate, em Kinshasa,

Angola falha automatica­mente a nona participaç­ão em fases finais do CAN, depois de já ter competido na África do Sul (1996), Burkina Faso (1998), Egipto (2006), Ghana (2008), Angola (2010), Guiné Equatorial e Gabão (2015), Gabão (2017) e Egipto (2019).

Na primeira jornada, os Palancas Negras perderam com a Gâmbia, por 1-3, enquanto o Congo Democrátic­o e o Gabão empataram (0-0). Na disputa da segunda ronda, o Gabão derrotou Angola, por 2-1, ao passo que a Gâmbia e o Congo Democrátic­o terminaram empatados a dois golos.

À saída da segunda jornada da prova, a Gâmbia e o Gabão partilham a liderança da prova, com quatro pontos cada um. O Congo Democrátic­o está logo a seguir, com dois. Angola é “lanterna vermelha”, com zero pontos.

Este é o pior arranque de sempre da Selecção Nacional nas provas de apuramento para o CAN, uma vez que nunca havia perdido dois jogos seguidos.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? M MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Próximo compromiss­o está agendado para 31 de Agosto de 2020 frente à RDC, em Kinshasa
M MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Próximo compromiss­o está agendado para 31 de Agosto de 2020 frente à RDC, em Kinshasa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola