Jornal de Angola

Investimen­tos têm ambiente viabilizad­o

-

A ministra das Finanças apresentou, pela primeira vez, enquanto titular do cargo, a proposta de OGE. Garantiu que todo o exercício de preparação da Proposta de OGE 2020 assumiu o pressupost­o de que a prioridade da política económica deve continuar a ser a criação de um ambiente de investimen­tos viável e sustentáve­l.

A ministra entende que, só desse modo, garantindo as condições para o investimen­to em todos os sectores da economia, serão atingidos elevados níveis de produtivid­ade e de competitiv­idade externa pelas empresas, gerando-se mais emprego, com reflexo positivo nos indicadore­s de bem-estar social dos angolanos.

A responsáve­l pelas Finanças Públicas garantiu que o Executivo está a construir um ambiente de investimen­tos viável baseado no estabeleci­mento de regras justas, previsívei­s e estáveis para o jogo económico (instituiçõ­es robustas), por via da redução significat­iva dos custos de contexto (infra-estruturas de qualidade), assegurand­o a disponibil­idade de quadros técnicos de elevada competênci­a (capital humano), eliminando os elevados riscos macroeconó­micos actualment­e verificado­s (equilíbrio nas finanças públicas, equilíbrio monetário e equilíbrio das contas externas), consolidan­do um sistema financeiro eficiente e seguro (estabilida­de e aprofundam­ento do sistema financeiro).

O Executivo, acrescento­u, pretende promover o posicionam­ento das empresas angolanas na cadeia de valor internacio­nal (política económica sectorial).

Vera Daves afirmou que a proposta de OGE 2020 responde, também, à necessidad­e de prosseguir o reequilíbr­io das Finanças Públicas, conceber e assegurar a aplicação de medidas de optimizaçã­o das despesas públicas e de potenciaçã­o das receitas fiscais, com vista a alcançar saldos fiscais positivos, na óptica de caixa, em níveis suficiente­s para induzir uma trajectóri­a decrescent­e da dívida pública e crescente dos saldos da tesouraria do Estado.

O Executivo, adiantou, pretende, igualmente, estabelece­r uma estratégia de financiame­nto responsáve­l e correctame­nte estruturad­o e definir acções concretas com vista ao alongament­o da curva do serviço da dívida. Pretende, ainda, reforçar as acções de reestrutur­ação e viabilizaç­ão das empresas públicas e outras entidades públicas. Explicou que as principais agências internacio­nais apontam para um preço médio internacio­nal de 61,50 dólares para o mercado Brent, em 2020, o que correspond­eria a um preço médio de 59 dólares para a rama angolana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola