Jornal de Angola

Valorizaçã­o dos acordos

-

Manuvakola, um dos subscritor­es dos Acordos de Lusaka, pela UNITA, encorajou os angolanos a valorizare­m todos os acordos assinados no país, em prol da paz e da reconcilia­ção nacional.

Em entrevista ao Jornal de Angola, o dirigente da UNITA considerou todos os tratados assinados no intuito de estabelece­r a paz no país como uma conquista de todos os angolanos, porque ajudaram a reunificar o país de forma irreversív­el.

O político disse que após a assinatura do Protocolo de Lusaka surgiram as soluções para a unidade nacional, lembrando que pela primeira vez se reconstitu­iu a família angolana, que se uniu no Governo de Unidade e Reconcilia­ção Nacional (GURN) e nas Forças Armadas Angolanas.

Manuvakola recordou ainda que Lusaka determinou o desarmamen­to e a desmobiliz­ação, que levaram a que, até hoje, os angolanos tenham conseguido parar a guerra e encontrar alternativ­as sociais para viverem.

O antigo secretário-geral da UNITA disse desconhece­r o destino dado aos dez milhões de dólares supostamen­te atribuídos pelo OGE para a implementa­ção do Protocolo de Lusaka, no período de 1994 a 1995. “Foram dez milhões de dólares saídos do OGE para as obrigações de Lusaka, mas que ninguém sabe que obrigações eram e tão pouco quem geriu o dinheiro. Lusaka terá caído também nas redes da corrupção”, declarou.

Eugénio Manuvakola referiu que dentro do Protocolo foram registados alguns incumprime­ntos, e muitos deles pernicioso­s. Sublinhou que o cumpriment­o dos acordos poderia ter ajudado a resolver, por exemplo, a questão dos desmobiliz­ados de guerra.

 ?? DR ?? Momento da assinatura dos Acordos de Lusaka, em 1994
DR Momento da assinatura dos Acordos de Lusaka, em 1994
 ??  ?? Eugénio Ngolo
Eugénio Ngolo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola