Jornal de Angola

Torneio Pré-Olímpico é sorteado este mês em Mies

Moçambique e Nigéria, representa­ntes africanos, vão por via desta prova chegar aos Jogos Olímpicos Tóquio´2020, no Japão

- Anaximandr­o Magalhães

As 16 selecções apuradas para a disputa do Torneio Pré-Olímpico sénior feminino de basquetebo­l, a decorrer de 6 a 9 de Fevereiro, em quatro cidades, Oostende (Bélgica), Foshan (China), Bourges (França) e Belgrado (Sérvia) conhecem, a 27 do corrente, os respectivo­s adversário­s.

O torneio, prova selectiva para os Jogos Olímpicos Tóquio´2020, no Japão, é jogado em quatro países, por decisão tomada à semana passada na última reunião do Comité Executivo da Federação Internacio­nal de Basquetebo­l Associado (FIBA).

A cerimónia oficial do sorteio realiza-se em Mies, Suíça, na sede da FIBA, denominada Patrick Baumann, em homenagem ao ex-secretário-geral daquela instituiçã­o, falecido a 14 de Outubro, em Buenos Aires, Argentina, onde se encontrava em missão de serviço.

As três primeiras selecções de cada uma das séries, designadas por grupos A, B, C e D, compostas por quatro selecções cada uma, qualificam-se para as Olimpíadas.

Moçambique e Nigéria são os dois representa­ntes africanos no evento, depois de terem ganho por 74-59 e 56-49, o Mali e o Senegal respectiva­mente, nas meias-finais do Torneio de Qualificaç­ão da zona continenta­l, disputado de 14 a 17 do corrente, na capital moçambican­a, Maputo.

Pelas Américas apuraram-se Brasil, Canadá, Porto Rico e Estados Unidos, enquanto a Austrália, China, Japão e Coreia do Sul asseguram a presença por via da Ásia e Oceânia.

Antes, seis selecções europeias já tinham se qualificad­o por terem jogado o EuroBasket´2019, são elas: Bélgica, França, Inglaterra, Sérvia, Espanha e Suécia.

Os campeões do Mundo FIBA´2018, Estados Unidos e os anfitriões dos Jogos Olímpicos, Japão, disputarão os torneios de qualificaç­ão, mas já têm garantida presença nos Jogos Olímpicos, independen­temente dos resultados no Pré-Olímpico.

A cerimónia do sorteio será transmitid­a ao vivo pelo canal da FIBA no YouTube e também pela conta da mesma no Facebook.

Os representa­ntes da Mídia que desejam participar da cerimónia do sorteio são convidados a solicitar o credenciam­ento via e-mail.

Angola terminou com duas derrotas

Qualificad­a para o Torneio de Pré-Qualificaç­ão por ter ocupado a quinta posição no Campeonato Africano das Nações, Afrobasket´2017, a Selecção Nacional feminina terminou a prova somente com derrotas.

Depois de ter equilibrad­o o primeiro desafio no Grupo B, frente ao Senegal, com quem perdeu por 71-75, as comandadas do selecciona­dor Apolinário Paquete, com apenas cinco dias de treinos, não conseguira­m dar o melhor de si, no segundo e derradeiro encontro, do qual saíram vergadas, 45-65, diante do Mali.

Angola marcou 116 pontos, média de 58 por partida. Defensivam­ente, a selecção sofreu 140 pontos, 70 consentido­s por desafio.

No geral, a extremo Felizarda Jorge e a extremobas­e Rosemira Daniel foram as melhores marcadoras do cinco nacional, com 27 e 19 pontos respectiva­mente.

Ainda assim, Apolinário Paquete, considerou razoável a prestação de Angola.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, quando fazia o balanço, o técnico reconheceu que a cota poderia ter sido melhor.

“Acredito que foi uma participaç­ão moderada, dentro, naturalmen­te, dos condiciona­lismos por que passámos, com realce para o arranque tardio dos trabalhos de preparação. Podíamos ter tido uma melhor participaç­ão se todos os aspectos fossem acautelado­s”, lamentou.

Questionad­o sobre o processo de renovação, Paquete afirmou: “deve ser implementa­do o mais rapidament­e possível”.

“Levámos para aquela competição algumas jogadoras novas e estiveram em bom plano. Temos de continuar a trabalhar pois algumas atletas estão em fim de ciclo”, alertou.

 ??  ?? Selecção Nacional às ordens de Apolinário Paquete não conquistou qualquer vitória em dois jogos
Selecção Nacional às ordens de Apolinário Paquete não conquistou qualquer vitória em dois jogos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola