Jornal de Angola

OMS e União Africana lutam pela saúde global

-

A Organizaçã­o Mundial de Saúde (OMS) e a União Africana (UA) assinaram, ontem, um memorando de entendimen­to para cimentar o compromiss­o mútuo na luta pela saúde global.

Na sede da Organizaçã­o Mundial de Saúde, em Genebra, Suíça, o director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesu­s, e o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, assinaram um memorando de entendimen­to que pretende expandir a relação e a cooperação entre os dois organismos nesta área.

“O memorando de entendimen­to que assinámos é um passo importante para formalizar a cooperação entre a OMS e a União Africana e para implementa­r a Agenda de Acção Addis Abeba”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesu­s.

O director-geral da OMS acrescento­u que a

Agenda de Acção Addis Abeba é “um poderoso compromiss­o dos líderes da União Africana para aumentar o financiame­nto doméstico para a saúde e para que sejam responsáve­is por esse compromiss­o”. O memorando de entendimen­to surge depois de uma declaração política para uma cobertura universal de saúde, aprovada em Setembro, por todos os Estadosmem­bros da ONU.

O 13º Programa Global de Trabalhos da OMS, para o período de 2019 a 2023, pretende assegurar cuidados de saúde em países de baixo, médio e alto rendimento.

Este memorando destina-se a “revigorar, expandir e aprofundar” as relações entre a ONU e a UA, no sentido de se alcançar este 13º Programa Global de Trabalhos, assim como os objectivos de saúde e desenvolvi­mento da União Africana, refere a ONU News.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola