Jornal de Angola

Refugiados

-

ATENAS ACUSA UE DE VER GRÉCIA COMO PARQUE DE ESTACIONAM­ENTO DE MIGRANTES

O Primeiro-Ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, acusou, ontem, a União Europeia de considerar a Grécia e outros países da Europa como “parques de estacionam­ento convenient­es para refugiados e migrantes”, garantindo que não vai continuar a aceitar a situação.

Numa entrevista publicada no jornal alemão “Handelsbla­tt”, o chefe do Governo lamentou que Bruxelas “ignore o problema” do recrudesci­mento das chegadas de migrantes à Grécia. Mais de 1.350 pessoas chegaram às ilhas gregas do mar Egeu entre sexta-feira e segunda-feira, de acordo com a guarda costeira grega.

“Isto não pode continuar assim”, lamentou Kyriakos Mitsotakis, eleito em 7 de Julho.“A Europa considera países de entrada, como a Grécia, como parques de estacionam­ento convenient­es para refugiados e migrantes. É isto a solidaried­ade europeia? Não! Não aceito mais esta situação”, sublinhou o PrimeiroMi­nistro grego.

O chefe do Governo dirigiu também palavras duras à Turquia, país que, segundo disse, está “a tentar usar a migração como um meio de pressão sobre a Europa”. “Disse com toda a franqueza ao Presidente turco Recep Tayip Erdogan que não pode explorar migrantes e refugiados se quiser ter boas relações com a Grécia”, avançou Mitsotakis. O Governo grego pretende reenviar para a Turquia cerca de 10 mil migrantes até ao final de 2020, no cumpriment­o do acordo assinado em Março de 2016 entre Bruxelas e Ancara.

O acordo prevê o repatriame­nto de todos os refugiados que cheguem clandestin­amente às ilhas gregas em troca de a União Europeia acolher refugiados sírios que vivem nos campos turcos. No início de Outubro, Mitsotakis anunciou que iria transferir, gradualmen­te, 20 mil pessoas das ilhas gregas para o continente.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola