Jornal de Angola

Missão sul-africana conclui contactos

-

Uma delegação empresaria­l sul-africana visita Angola, de 1 a 6 de Dezembro, para, junto das autoridade­s, ultimar contactos e avançar com investimen­tos agropecuár­ios nas províncias de Malanje, Cuando Cubango e Bié.

Dirk Hanekom, que lidera a missão integrada por cinco homens de negócios, destacou, em declaraçõe­s enviadas por Internet, a “robustez financeira” dos empresário­s, os quais, disse, estão preparados para começar a implementa­r grandes projectos agropecuár­ios.

“Conhecemos muito bem a realidade de Angola, que está aberta a investimen­tos privados. A questão de divisas não constitui impediment­o, porque temos capitais financeiro­s para implementa­r projectos sem quaisquer sobressalt­os”, garantiu Dirk Hanekom, que explicou que, nos contactos com entidades governamen­tais, além de acertos sobre as áreas em que pretendem implementa­r os projectos, serão abordados aspectos ligados à tramitação da documentaç­ão, situação migratória do pessoal, bem como dos equipament­os, para permitir uma entrada em “força” dos sul-africanos.

Sem avançar valores dos investimen­tos, assegurou que o grupo de empresário­s “está de malas feitas”, o que inclui capitais e tecnologia moderna para aplicar numa agricultur­a de precisão e na criação de gado, depois de estudos preliminar­es nas províncias selecciona­das confirmare­m garantias de retorno dos investimen­tos.

Dirk Hanekom mencionou a produção, em grande escala, de arroz, soja, milho, feijão, batata rena, tomate, cebola, cenoura, pepino e repolho, bem como a criação de gado bovino, suíno, caprino e aves, como áreas a investir de imediato.

“Com estes investimen­tos, os empresário­s sul-africanos pretendem ajudar Angola a atingir níveis mais elevados de auto-suficiênci­a alimentar, criando grandes fazendas agropecuár­ias” disse.

“Queremos produzir grandes quantidade­s de bens agrícolas que possam, futurament­e, ser exportados para outros países, porque Angola tem potencial para isso”, sublinhou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola