Jornal de Angola

País pretende fortalecer ACP

-

Angola, caso seja eleita secretário-geral do grupo de Estados da África, Caraíbas e Pacífico, pretende transformá-la numa organizaçã­o forte e capaz de trabalhar em solidaried­ade, para melhorar as condições de vida dos povos dos 79 países membros.

Esta posição foi defendida, terça-feira, em Bruxelas, pelo candidato de Angola ao referido cargo, Georges Chikoti, durante uma audição junto do grupo da região da África Ocidental, composto pela GuinéBissa­u,

Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Côte d’Ivoire, Ghana, Togo, Serra Leoa, Libéria, Guiné Equatorial, Nigéria, Mali e Senegal.

A pré-candidatur­a do embaixador de Angola no Reino da Bélgica foi aprovada a 12 de Setembro, durante a 10ª reunião ministeria­l da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC), realizada em Gaberone, Botswana. A fase final dessa eleição está agendada para Novembro e Dezembro deste ano, em Nairobi, Quénia.

Aumentar e dar maior visibilida­de ao grupo ACP a nível internacio­nal, estabelece­ndo laços de cooperação com novos parceiros, tais como BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), os MINT (México, Indonésia, Nigéria e Turquia) e os CIVETS (Colômbia, Indonésia, Vietname, Egipto, Turquia e África do Sul), são alguns dos propósitos da candidatur­a de Angola. Georges Chikoti quer, ainda, consolidar o papel do ACP na governação global, aproveitan­do o peso numérico do grupo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola