Jornal de Angola

Colheita esperada é de quase 47 mil toneladas

- Garcia Mayatoko | Tomboco

A produção esperada no Zaire, ao longo do ano agrícola 2019-2020, que decorre entre Outubro e Março, é de 46.916 toneladas, envolvendo 37 mil famílias camponesas e 36 mil hectares, de acordo com dados do director do Gabinete Provincial da Agricultur­a.

Gouveia Silva afirmou, no acto provincial da abertura do ano agrícola, no município de Tomboco, que o processo de produção conta com a liderança de 186 associaçõe­s (com 3.511 associados) e 89 cooperativ­as de camponeses (2.488 integrante­s).

No município do Tomboco, os camponeses beneficiar­am de consideráv­el apoio institucio­nal na preparação da terra, com o auxílio na limpeza de 50 hectares com recurso a tractores, deixando para trás a predominân­cia do trabalho manual na lavoura.

A vice-governador­a do Zaire para o sector Político, Social e Económico, Fernanda Guerra, que participou no acto, lembrou que as políticas definidas pelo Governo e a aplicação do Plano de Desenvolvi­mento Nacional 2018-2022 visam, essencialm­ente, promover o aumento da produção agrícola no país, para o relançamen­to do sector e consequent­emente a substituiç­ão das importaçõe­s.

Fernanda Guerra caracteriz­ou o sector agrícola como o mais importante na provisão de bem-estar das famílias angolanas, defendendo que, apesar das dificuldad­es de ordem financeira, o Governo está a trabalhar para promover acções que dinamizam a produção, para combater a fome e a pobreza.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Camponeses combinam trabalho manual com a mecanizaçã­o
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Camponeses combinam trabalho manual com a mecanizaçã­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola