Jornal de Angola

Recuperado o posto de adido comercial

-

O Ministério do Comércio designou sete adidos comerciais junto de embaixadas de Angola, um posto suspenso desde Agosto último por razões financeira­s, revelou o titular do pelouro na Assembleia Nacional, citado ontem pela Angop.

Joffre Van-Dúnem anunciou a nomeação de sete adidos comerciais para exercerem na Organizaçã­o Mundial do Comércio (Suíça), na Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC, África do Sul), Zona Livre de Comércio Continenta­l Africana (Accra, Ghana), em Bruxelas, nos Estados Unidos e China.

As sete secções de adidos comerciais vão trabalhar com um total de apenas 12 funcionári­os (de um a dois por cada adido), contra os 60 funcionári­os que anteriorme­nte compunham o quadro desses serviços. A suspensão do posto, em Agosto, deu-se no quadro de um processo de redução de custos, com o Ministério das Relações Exteriores a encerrar, com base numa proposta do Ministério do Comércio, as representa­ções e cessar as funções de 10 representa­ntes e adidos comerciais de Angola no exterior.

O orçamento para a figura do adido comercial é de responsabi­lidade do Ministério de tutela, mas as verbas serão transferid­as para a conta do Ministério das Relações Exteriores. Além da figura do adido comercial, Joffre VanDúnem falou da integração de Angola na Zona de Comércio

Livre da SADC, referindo a realização do 1º Encontro da Comissão Nacional do Comércio, no qual é discutida a revisão, em curso, e publicação da Pauta Aduaneira, versão 2017.

Angola, lembrou, já apresentou a oferta tarifária para integrar a Zona de Livre Comércio da SADC. “Estamos a criar as condições, para que, no próximo ano, possamos aderir de facto e mostrar que somos parte integrante”, disse o ministro aos deputados da 3ª Comissão da Assembleia Nacional.

O país também já assinou o tratado de adesão à Zona Livre do Comércio Continenta­l Africana, esperandos­e que, no Conselho de Ministros, seja discutida a proposta de ratificaçã­o, para que possa ser aprovada pela Assembleia Nacional.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro Joffre Van-Dúnem
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro Joffre Van-Dúnem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola