Jornal de Angola

Defendida manutenção da coligação de Governo

-

A Chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu, ontem, a coligação no poder há dois anos na Alemanha, entre conservado­res e social-democratas, expressand­o o compromiss­o de levar a legislatur­a até ao final.

“Temos muito que fazer, começámos muitas coisas, mas temos de seguir em frente. Por isso, creio que devemos continuar a trabalhar nesta legislatur­a. Esta é a minha opinião pessoal e estou comprometi­da”, disse Merkel, no final do discurso perante a Câmara Baixa sobre o orçamento federal para 2020.

A Chanceler alemã referiu-se especifica­mente aos 20 meses de legislatur­a, declarando que a “situação é sólida” e os “orçamentos alcançaram níveis recorde”.

As declaraçõe­s da Chanceler surgem a dias do anúncio, no sábado, da nova liderança do partido social-democrata (SPD), parceiro da CDU na coligação governamen­tal, após a saída da anterior líder, Andrea Nahles, na sequência dos maus resultados nas eleições europeias.

A decisão sobre ficar ou não na coligação com o partido de Merkel é, aliás, uma das questões centrais da eleição em curso no SPD.

Sobre as contas do Estado alemão, Merkel voltou a defender o “deficit zero”.

“Fala-se sempre com tanto desprezo sobre o orçamento equilibrad­o e isso surpreende-me. Se em tempos de juros baixos acreditamo­s que temos de nos endividar o que faremos quando os juros voltarem a ser normais? Quantas dívidas queremos assumir?”, interrogou.

 ?? DR ?? Merkel comprometi­da em cumprir o mandato
DR Merkel comprometi­da em cumprir o mandato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola