Jornal de Angola

Confrontos causam dezenas de feridos

-

Dezenas de pessoas ficaram feridas em confrontos entre apoiantes e opositores do Presidente do Líbano em várias cidades e localidade­s do país durante a noite de terça-feira para ontem, indicou a Cruz Vermelha libanesa.

As rixas com arremessos de pedras na cidade de Tripoli (norte, a segunda maior do Líbano) causaram 24 feridos, sete dos quais foram transporta­dos para o hospital.

Os protestos governamen­tais, desencadea­dos a 17 de Outubro, têm sido na grande maioria pacíficos, mas com o arrastar do impasse político os ânimos vão-se exaltando.

O Presidente Michel Aoun ainda não consultou os partidos políticos para se escolher um novo Primeiro-Ministro, após Saad Hariri se ter demitido há um mês. Saad Hariri, que apresentou a resignação em resposta às manifestaç­ões de rua contra a corrupção, incompetên­cia e a má gestão da elite no poder, anunciou, na terça-feira, que não se recandidat­ará à chefia do Governo.

Segundo a agência noticiosa norte-americana Associated Press, Hariri era o favorito de Aoun e do movimento xiita libanês Hezbollah, que integra a coligação governamen­tal.

Os manifestan­tes têm recorrido ao corte de estradas e outras tácticas num esforço para pressionar os políticos a darem resposta ao pedido de um novo Governo.

O impasse prolongado tem vindo a acordar rivalidade­s sectárias e políticas, assinala a AP, notando que se regista confrontos em áreas que eram linhas da frente durante a guerra civil no Líbano entre 1975 e 1990.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola