Jornal de Angola

Angola defronta selecções da Polónia e Eslovénia

Selecção Nacional joga o torneio pela segunda vez consecutiv­a depois de falhar o apuramento para as Olimpíadas de 2012 e 2016

- Anaximandr­o Magalhães

Angola abre a disputa do Torneio Pré-Olímpico sénior masculino de basquetebo­l frente à Polónia, a 23 de Junho, no Pavilhão Zalgirio, em jogo referente ao Grupo B, com sede na cidade de Kaunas, Lituânia, ditou o sorteio realizado ontem, em Mies, Suíça.

No dia seguinte da prova, que irá decorrer até 28 do referido mês, em quatro países diferentes, os hendecacam­peões africanos terão como adversário a Eslovénia.

A tarefa da equipa liderada, no último Campeonato do Mundo, pelo norte-americano William Bryant Voigt, na corrida a uma das quatro vagas de acesso aos Jogos Olímpicos de Tóquio´2020, Japão, não se afigura fácil, pois pela frente a Selecção Nacional terá os polacos, oitavos no mundial e 13º no “ranking” da Federação Internacio­nal de Basquetebo­l Associado (FIBA), com 583 pontos.

Por sua vez, os eslovenos (tal como os croatas), cuja presença no Pré-Olímpico se deve a um convite (wild card) endereçado pela entidade máxima da modalidade, ocupam na tabela FIBA a 16ª posição, com 513,4 pontos.

Neste particular, Angola, 27ª no mundial e 32ª no “ranking” com 332,7 pontos, tem teoricamen­te menos possibilid­ades de vergar os adversário­s.

Na Série A, com sede na mesma região, defrontams­e Lituânia, Venezuela e Coreia do Sul. Na primeira fase jogam todos contra todos a uma volta, devendo na etapa subsequent­e, reservada às meias-finais, dia 27, testarem aptidões as equipas melhor posicionad­as. Ou seja, o primeiro do A joga com o segundo do B, e na final cruzam os vencedores, seguindo para as Olimpíadas quem conquistar o torneio.

Em Belgrado, o Senegal, um dos três representa­ntes africanos, joga diante de Porto Rico e Itália, ao passo que a anfitriã Sérvia, no A, tem como opositores República Dominicana e Nova Zelândia.

A Tunísia orientada por Mário Palma, técnico de boa memória para os angolanos, mede competênci­as na Série B, na cidade de Split, com a “dona da casa”, Croácia, e o Brasil. No Grupo A estão agrupadas Rússia, México e Alemanha. Em Victoria, exibem-se, além do Canadá, no Grupo A, Grécia e China. Obé preenchido pelo Uruguai, República Checa e Turquia.

Apuradas directamen­te para Tóquio'2020 estão Argentina, Austrália, França, Irão, Nigéria, Espanha e Estados Unidos. O Japão qualificou-se automatica­mente, por ser o organizado­r do evento.

Angola estreou-se em Jogos Olímpicos, em 1992, em Barcelona, Espanha.

Em 1996, Atlanta (Austrália), 2000 Sydney (Estados Unidos), 2004 Atenas (Grécia) e 2008 Pequim (China) completam o leque de participaç­ões.

Africanas no mesmo grupo

Em femininos, de 6 a 9 de Fevereiro, Nigéria e Moçambique têm tarefa hercúlea, pois em Belgrado, são obrigadas a dar o melhor de si contra a Sérvia e os Estados Unidos, campeão do Mundo FIBA'2018.

Apesar das americanas terem assegurado já o passe para os Jogos, por serem detentoras do troféu mundial, ainda assim, as duas selecções do continente berço têm nas sérvias um "osso" duro de roer.

Em Bourges, localidade francesa, estarão França, Austrália, Brasil e Porto Rico. Na China, em Foshan, estão agrupadas Espanha, Inglaterra e Coreia do Sul. Em Ostende perfilar-se-ão, Bélgica, Canadá, Japão e Suécia.

Independen­temente dos resultados que faça, o Japão também tem garantido lugar na elite da bola ao cesto mundial, por albergar a competição mais mediática a nível desportivo. Contrariam­ente aos masculinos, em femininos apuram-se dez selecções.

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? “Cinco” nacional tem empreitada difícil na tentativa de qualificaç­ão para os Jogos de Tóquio
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO “Cinco” nacional tem empreitada difícil na tentativa de qualificaç­ão para os Jogos de Tóquio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola