Jornal de Angola

Patrocínio judiciário tem mais dinheiro

Secretária de Estado do Orçamento informou que, todos os anos, os tribunais e a PGR contratam entre 300 e 400 profission­ais

- Adelina Inácio

A Proposta de Orçamento Geral do Estado (OGE) para o próximo exercício económico prevê um aumento das verbas para a assistênci­a e patrocínio judiciário­s, passando dos actuais 45 mil milhões para 59 mil milhões de kwanzas, anunciou, ontem, na Assembleia Nacional, a secretária de Estado do Orçamento, AiaEza da Silva. Em média, os órgãos de Justiça estão a contratar todos os anos entre 200 e 300 profission­ais.

A Proposta de Orçamento Geral do Estado para o próximo ano prevê um aumento das verbas para a assistênci­a e patrocínio judiciário­s, anunciou, ontem, na Assembleia Nacional, a secretária de Estado do Orçamento.

Aia-Eza da Silva adiantou que, com este montante, o orçamento destinado a esta rubrica sai dos actuais 45 mil milhões para 59 mil milhões de kwanzas no OGE de 2020.

A secretária de Estado do Orçamento acrescento­u que o valor que se atribui aos órgãos de Justiça está a aumentar substancia­lmente.

A dirigente disse que, em média, os órgãos de Justiça estão a contratar todos os anos entre 200 e 300 profission­ais. Este ano, acrescento­u, foram contratado­s entre 350 e 400 profission­ais, subdividid­os entre tribunais e Procurador­ia-Geral da República (PGR).

Aia-Eza da Silva lembrou que no OGE passado os deputados recomendar­am uma verba adicional para esta acção. A recomendaç­ão foi acolhida.

A secretária de Estado adiantou que no OGE constam, também, verbas para o reforço do combate à criminalid­ade e delinquênc­ia. Neste programa, explicou, o Executivo tem dois projectos, com destaque para a reabilitaç­ão e apetrecham­ento da unidade da Polícia Fiscal do Moxico, bem como a construção e apetrecham­ento de uma unidade similar em Malanje.

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos esclareceu que, para o acesso do cidadão à Justiça, o sector deverá ter disponível 145 milhões e 236 mil e 510 kwanzas. Segundo Francisco

Queiroz, esse dinheiro, se for gerido com parcimónia, vai permitir ajudar os cidadãos que não têm recursos financeiro­s a terem acesso à Justiça. “Este ano, houve um apoio superior em relação aos anos anteriores e a Ordem dos Advogados já sentiu o impacto desse apoio”, disse.

Francisco Queiroz esclareceu que o orçamento para o sector prevê, também, uma rubrica sobre a melhoria de 600 serviços e benfeitori­as de 55 infra-estruturas da

Justiça. Para essa rubrica, revelou, está previsto um valor de 368 milhões e 947 mil e 220 kwanzas. Para tal, referiu, o sector selecciono­u 13 infra-estruturas em cada província que vão ser objecto de intervençã­o.

 ??  ??
 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Aia-Eza da Silva esteve ontem no Parlamento na discussão do OGE para o próximo ano
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Aia-Eza da Silva esteve ontem no Parlamento na discussão do OGE para o próximo ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola