Jornal de Angola

Mais de 900 alunos vão deixar de estudar ao ar livre

- Arão Martins | Lubango GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Ao todo, 960 alunos do ensino primário e secundário do I ciclo, que estudavam ao ar livre até o ano lectivo passado, na comuna de Palanca, município da Humpata, vão, a partir de 2020, frequentar aulas num complexo escolar constituíd­o por 12 salas, inaugurado terça-feira pelo governador da Huíla, Luís Nunes.

A escola, construída à luz do Programa de Investimen­tos

Públicos (PIP) do Governo Provincial da Huíla, comporta uma quadra polidespor­tiva, auditório, sala para professore­s, cantina escolar e uma sala de enfermaria.

O director municipal de Educação da Humpata, Saturnino Kassanga, disse que a localidade precisa de mais salas de aula para que todos os alunos deixem de estudar ao ar livre. “No ano lectivo findo tínhamos 198 turmas com 9.600 alunos a estudarem ao ar livre, isso significa que, independen­temente da inauguraçã­o deste complexo escolar, ainda precisamos de mais salas de aula ”, frisou .

No ano lectivo passado, a Humpata teve 6.343 alunos, e contou com 49 escolas públicas e 913 professore­s. Segundo o responsáve­l da Educação, continua a registar-se um número de alunos fora do sistema de ensino devido ao défice de professore­s. “Actualment­e, o município tem 913 professore­s, mas precisa de, pelo menos, mais 80 para leccionare­m no novo complexo escolar e em outras escolas cuja construção está projectada”, disse o responsáve­l da Educação no município.

 ??  ?? Centenas de crianças vão deixar de estudar ao relento
Centenas de crianças vão deixar de estudar ao relento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola