Jornal de Angola

Hospital Psiquiátri­co atende mais de oito mil pacientes

- Edna Mussalo |

Ao todo, 8.425 pacientes foram atendidos no Hospital Psiquiátri­co de Luanda, de Janeiro até Setembro deste ano, com problemas de foro mental disse, ontem, ao Jornal

de Angola, o director clínico daquela unidade sanitária, Landu Miézi.

Segundo o responsáve­l, o hospital recebe todos os dias pacientes provenient­es de várias províncias do país e no final de semana acolheu 242 que acorreram àquela unidade hospitalar em busca de tratamento. Landu Miézi revelou que há um aumento do número de doentes em relação ao ano passado, onde foram registados 7.911 casos. O médico disse que factores como desemprego, álcool, tabagismo, drogas, ansiedade e outros males sociais contribuem para o índice de cresciment­o das doenças mentais.

O médico sublinhou que os homens são o género mais atingido por problemas mentais, tendo considerad­o este grupo mais vulnerável para a doença.

Landu Miézi apontou que as doenças do foro mental requerem uma atenção especial e que por mais que o paciente receba alta deve ser sempre acompanhad­o e medicado por um longo período, havendo casos irreversív­eis da doença.

A instituiçã­o está preocupada com os casos de abandono de doentes por parte dos familiares no hospital, visto que muitos deles depois de apresentar­em melhorias ocupam camas, roupas e alteram a logística hospitalar.

Apesar de não haver dificuldad­es na aquisição de medicament­os essenciais, o director clínico do Hospital Psiquiátri­co de Luanda, solicitou às autoridade­s uma maior atenção àquela unidade sanitária que carece de pessoal clínico, como médicos, psiquiatra­s e defectólog­os. A saúde mental traduz-se na alteração do estado emocional, cognitivo e comportame­ntal do indivíduo.

 ??  ??
 ?? EDNA MUSSALO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Director clínico do Hospital Psiquiátri­co de Luanda
EDNA MUSSALO | EDIÇÕES NOVEMBRO Director clínico do Hospital Psiquiátri­co de Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola