Jornal de Angola

Destacado papel dos jovens na reconcilia­ção

- João Upale | Moçâmedes

O governador do Namibe, Archer Mangueira, apelou ontem aos jovens a se envolverem no abraço nacional entre os angolanos, acatando as mensagens de reconcilia­ção nacional.

Archer Mangueira, que falava na cerimónia de lançamento do Plano de Reconcilia­ção em Memória às Vítimas dos Conflitos Políticos, testemunha­da pela secretária-geral do Conselho das Igrejas Cristãs(CICA), Deolinda Teca, destacou o instrument­o legal que institui o Plano para a consolidaç­ão da paz, unidade nacional e a promoção da fraternida­de entre os angolanos.

Trata-se do Despacho Presidenci­al nº 73/19, de 16 de Maio, que institui o mecanismo visando assegurar a paz espiritual da sociedade face a episódios do passado na convivênci­a nacional, que possa aperfeiçoa­r a unidade e o sentimento de fraternida­de.

A representa­nte da

Comissão de Implementa­ção do referido programa, Deolinda Teca, explicou que o Plano de Reconcilia­ção em Memória às Vítimas dos Conflitos Políticos é uma iniciativa do Estado, que abrange o período histórico da guerra civil, entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002.

Donativo

Onze toneladas de bens diversos, tais como arroz, óleo alimentar, fuba, massa alimentar destinados às vítimas da seca foram entregues ontem ao Governo provincial, uma iniciativa da Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA).

O PCA da ENSA, Carlos Duarte, disse que o gesto visa minimizar o sofrimento da população alvo. “É uma pequena oferta do grupo de trabalhado­res e vai minimizar as necessidad­es dessas famílias que têm estado a ser vítimas da seca na região. Mais importante do que isso, é a mensagem de esperança que trazemos para essas pessoas”, disse o gestor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola