Jornal de Angola

Prémio Sirius é transforma­do em plataforma de pesquisas

-

Os Prémios Sirius assentam um pressupost­o diferente daquele que é utilizado no caso do Pact Fund, tendo ambos, no entanto, um papel relevante no progresso social. Os Prémios Sirius incidem mais sobre uma perspectiv­a de promoção das melhores práticas de gestão e excelência das empresas enquanto que o Pact Fund actua numa óptica de apoio a projectos sociais relevantes na área da educação, formação, empregabil­idade e empreended­orismo.

O que acontece este ano, em que o galardão e a preparação anterior à outorga não foram anunciados?

Ao longo de quase uma década, os Prémios Sirius contribuír­am de forma activa para uma cultura de excelência e transparên­cia no mercado angolano. É indiscutív­el que deixaram a sua marca no panorama empresaria­l e os resultados e prestígio alcançados, bem como a aceitação geral desta iniciativa, são para nós, Deloitte, um motivo de orgulho. No entanto, o nosso compromiss­o em ajudar as empresas a construir uma Angola mais próspera e mais desenvolvi­da faz-nos querer ir mais além e transforma­r esta iniciativa, adaptando-a aos novos desafios e ao actual contexto macroeconó­mico do País. Assim, vamos lançar o Think Tank Sirius, um centro acelerador de ideias e fórum de reflexão cuja missão será contribuir para o cresciment­o e desenvolvi­mento da comunidade empresaria­l angolana. Queremos, com esta nova visão do Sirius, fazer mais e melhor por uma Angola mais próspera e fomentar a investigaç­ão e o debate de forma a pensar o futuro e dar um contributo real e tangível para o cresciment­o e desenvolvi­mento sustentáve­l do país. Para tal, vamos reunir um conjunto de personalid­ades com reconhecid­o mérito e experiênci­a comprovada no mercado, oriundas do meio académico, naquilo que denominamo­s por Comité Consultivo.

Os membros deste Comité serão anunciados a seu tempo e irão ser realizadas periodicam­ente reuniões de trabalho, as quais têm como objectivo produzir “outputs” tangíveis e relevantes para os diferentes “players” da sociedade (públicos e privados) e, também, do Executivo para, por exemplo, poderem servir de base para o desenho de novas políticas públicas. No início de cada ano civil, haverá um evento anual onde serão publicamen­te partilhada­s, junto dos principais agentes públicos e privados, as conclusões e ideias desenvolvi­das no Think Tank Sirius. Acredito que desta forma podemos dar um contributo efectivo para Angola, trabalhand­o de forma mais activa para o desenvolvi­mento das empresas e sociedade civil. Estou certo que do Think Tank Sirius sairão conclusões muito relevantes para a construção de uma Angola mais próspera e melhor preparada para os desafios futuros.

Ao longo dos anos em que é outorgado, o Prémio Sirius conseguiu moldar a conduta dos empresário­s e das empresas?

Os Prémios Sirius tiveram um contributo muito importante na promoção da transparên­cia e aplicação das boas práticas de gestão em Angola. Há oito anos, quando surgiram, vivíamos um contexto diferente no que diz respeito à transparên­cia e aplicação das boas práticas de gestão, que, desde aí, têm vindo a evoluir favoravelm­ente. Não vou dizer que esta evolução se deva exclusivam­ente à iniciativa promovida pela Deloitte, pois acredito que o esforço de evolução e cresciment­o de uma sociedade dependem do esforço colectivo. Contudo, sem falsas modéstias, acredito que o Sirius desempenho­u um papel relevante nesse sentido, seja pela exposição mediática que teve, seja pela notoriedad­e que atingiu. Estou, por isso, convicto que o Think Tank Sirius significa dar um passo à frente pelo desenvolvi­mento de Angola, reforçando o nosso compromiss­o e sentido de missão com Angola.

 ??  ?? O Prémio Sirius, promovido pela Deloitte, enquadra-se nos programas de responsabi­lidade social?
O Prémio Sirius, promovido pela Deloitte, enquadra-se nos programas de responsabi­lidade social?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola