Jornal de Angola

Consultor defende seguro de crédito às exportaçõe­s

- Victorino Joaquim

O consultor da União Europeia Anthony Cambas defendeu, em Luanda, a introdução de um seguro de crédito às exportaçõe­s, como parte das medidas de reforço das acções em curso no país e evitar a dependênci­a do petróleo.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola à margem de um seminário sobre “Comércio Internacio­nal e Gestão de Exportaçõe­s” promovido pela Aipex e a União Europeia, realizado sexta-feira, Anthony Cambas considerou necessário que as acções do Programa de Promoção das Exportaçõe­s e Substituiç­ão das Importaçõe­s (Prodesi), sejam amparadas pelo seguro de crédito.

Segundo Anthony Cambas, o seguro de crédito às exportaçõe­s é um mecanismo que pode impulsiona­r as remessas para o exterior, como acontece em países como os Estados Unidos e Brasil, onde é parte das estratégia­s de aumento da competitiv­idade e aumentar a inserção das empresas no mercado internacio­nal.

“As empresas exportador­as tendem a ser mais produtivas, a pagar maiores salários e serem mais inovadoras”, sublinhou o consultor, para ilustrar as vantagens de semelhante medida, em que os governos assumem os riscos derivados da exportação, que são de cariz comercial, político, cambial e outros.

“Quando uma empresa realiza uma operação de crédito para vender um bem ou serviço a um comprador no exterior, mas pretende reduzir os riscos dessa operação, caso o importador não efectue o pagamento por essas vendas, por exemplo, a empresa pode contratar o seguro de crédito à exportação”, explicou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola