Jornal de Angola

PP e Cidadãos recusam a investidur­a de Sánchez

-

O secretário-geral do PSOE (socialista), Pedro Sánchez, voltou ontem a receber a recusa do PP (direita) e do Cidadãos (direita liberal) ao seu pedido para que facilitem a investidur­a de um Governo de coligação com o Unidas Podemos (extrema-esquerda).

Depois do encontro que teve com Sánchez, o líder do PP (Partido Popular), Pablo Casado assegurou que “não pode abster-se perante um Governo socialista com os comunistas do Podemos (extrema-esquerda), o que seria letal para a Espanha e um suicídio para” o seu partido. Por seu lado, a líder provisória do Cidadãos, Inés Arrimadas, voltou a insistir no que é conhecido como a “via dos 221” deputados (PSOE, PP e Cidadãos), um pacto entre os partidos constituci­onalistas espanhóis, que afaste os socialista­s do acordo que estão a tentar negociar com o Unidas Podemos e os independen­tistas da ERC (Esquerda Republican­a da Catalunha).

A líder parlamenta­r do PSOE, Adriana Lastra, destacou no final dos encontros que o candidato à investidur­a e líder do PSOE tinha pedido a Pablo Casado que o seu partido se abstivesse e, num outro encontro, a Inés Arrimadas um voto a favor desse Executivo, se estes não quisessem que o futuro Governo dependesse da ERC.

O Rei de Espanha, Felipe VI, convidou oficialmen­te na semana passada Pedro Sánchez para tentar formar um novo Governo, uma decisão esperada, visto que o líder socialista é o único candidato possível para suceder a si próprio. Pedro Sánchez aceitou a tarefa de tentar formar um novo Executivo apesar de ainda não ter assegurado os apoios parlamenta­res necessário­s.

O PSOE já tem desde meados de Novembro com o Unidas Podemos, a quarta maior força política, um pré-acordo de Governo, que aguarda agora o resultado das negociaçõe­s que estão a ter para que a ERC se abstenha na votação de investidur­a e permita assim a formação do novo Executivo.

 ?? DR ?? Sánchez impedido de tomar posse apesar do voto do Rei
DR Sánchez impedido de tomar posse apesar do voto do Rei

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola