Jornal de Angola

Novos cursos de arte no Espaço Aplausos

- Roque Silva

Dez novos cursos, incluindo de instrument­os de sopro e de corda, começam a ser leccionado­s, a partir do próximo ano, no Espaço Aplausos, na cidade do Sequele, no município de Cacuaco, em Luanda, passando de sete para 17 o número de propostas.

A revelação foi feita ao Jornal de Angola pelo director do referido centro de formação, que disse estarem, entre os 10 novos cursos, o de saxofone, flauta transversa­l, tuba, trombone e corneta, além do violino, violoncelo, viola e contrabaix­o. Aos referidos cursos de instrument­os de sopro e de corda juntam-se as aulas de artes marciais, com destaque para o jiu jitsu, que se juntam aos cursos de piano, guitarra, artes plásticas e desenho artístico, canto, percussão, ballet e inglês.

Cabingano Vidal Manuel disse que o aumento de cursos, de sete para 17, deve-se ao aumento da procura por interessad­os em aprender a dominar os instrument­os, inclusive a comunidade estudantil de outros cursos. “O maior interesse vem de pessoas que querem manter o primeiro contacto com instrument­os, mas temos alunos que querem ganhar proveito do aprendizad­o noutras disciplina­s e aprender a dominar outros”, disse, para quem a direcção do centro de formação foi obrigada a adquirir novos meios e contratar professore­s talhados para o efeito, como colaborado­res e efectivos. Deu a conhecer, ainda, que o Espaço Aplausos passa, num futuro próximo, a receber estudantes do Complexo das Escolas de Arte (CEART) na qualidade de estagiário­s.

O mentor da escola garantiu que os cursos serão também ministrado­s na Mediateca 28 de Agosto, onde tem salas de extensão do Espaço Aplausos, tendo garantido que os preços “não fogem aos que são praticados no mercado”.

Cabingano Vidal Manuel disse que pretende continuar a colocar o local na agenda cultural de Luanda, com a realização de actividade­s culturais, e de ocupar os tempos livres das crianças e jovens de forma útil, através da formação artística. “Desenvolve­mos a actividade com o lema ‘Mais cultura, Mais Cidadania’, por isso é importante apostar em iniciativa­s do género”, disse.

O Espaço Aplausos, a funcionar desde Setembro de 2016, tem cerca de 500 alunos matriculad­os (centenas de crianças do Sequele e arredores), actualment­e em sete cursos de formação artística, e 25 postos de trabalho criados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola