Jornal de Angola

Primeiros negros são homenagead­os

-

Os 20 negros africanos de origem angolana que chegaram à Baia de Chesapeake, em Jamestown, Virgínia, Estados Unidos, foram homenagead­os ontem, em Washington, D.C., capital dos Estados Unidos da América, numa cerimónia testemunha­da por uma delegação chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

A cerimónia marcou os 400 anos do comércio transatlân­tico de escravos africanos que chegaram, em Agosto de 1619, àquele território dos Estados Unidos.

Na intervençã­o, o ministro das Relações Exteriores destacou que Angola está a homenagear as mulheres e homens que embarcaram numa viagem que transformo­u o curso da História de um Povo e de um continente.

O chefe da diplomacia angolana recordou compatriot­as como Isabel, Ângela e António e tantos outros nomes embarcados, contra a sua vontade, nessa viagem, para um destino totalmente alheio às suas realidades.

Destacou, igualmente, a coragem, o sacrifício, a força e a superação face às piores adversidad­es vividas, o papel e o contributo que tiveram na construção de uma grande Nação, que é hoje os Estados Unidos da América.

O ministro apresentou aos americanos a História de Angola, marcada por desafios, constrangi­mentos, mas também por superações e está determinad­a na construção de um novo país próspero, alicerçado nos princípios da democracia, da inclusão e da tolerância, capaz de correspond­er aos anseios e às expectativ­as de cada angolano.

Manuel Augusto falou também das oportunida­des de negócios em vários sectores da economia nacional, como na Educação, Saúde, Cultura, Turismo, Agricultur­a,

entre outros. Além da intervençã­o de Manuel Augusto, houve uma reflexão sobre o impacto da presença de angolanos escravizad­os nos Estados Unidos e um momento cultural com o grupo Batoto Yetu, entre outros.

De acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, Angola e os Estados Unidos da América têm perspectiv­as animadoras para o seu relacionam­ento, num momento em que apostam no reforço da parceria estratégic­a.

Integram a delegação angolana a ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, o embaixador de Angola nos Estados Unidos da América, Joaquim do Espírito Santo e altos funcionári­os de alguns departamen­tos ministeria­is.

O Presidente da República, João Lourenço, criou, em Agosto, uma comissão interminis­terial para assinalar os 400 anos da chegada dos primeiros escravos aos Estados Unidos, destacando ser esta “uma oportunida­de singular para Angola projectar a sua imagem e divulgar a sua importânci­a histórica no desenvolvi­mento daquele país.

Foi em Agosto de 1619 que os primeiros navios portuguese­s transporta­ndo africanos que tinham sido raptados e vendidos como escravos no território que viria a ser Angola chegaram à cidade de Jamestown, no estado da Virgínia, na altura uma colónia britânica

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro Manuel Augusto encabeça a delegação na homenagem
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro Manuel Augusto encabeça a delegação na homenagem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola