Jornal de Angola

Bonga mostra talento para agrado dos fãs

- Analtino Santos

Bonga mostrou, mais uma vez, um talento único em palco, nas últimas edições do ano do “Show do Mês” e Muzongué da Tradição, em actuações onde revelou grande capacidade artística e jovialidad­e, mesmo aos 77 anos, e que vão ficar na memória de quem presenciou e dos ausentes, pelos relatos.

O cantor, que está em Luanda, desde quarta-feira passada, colocou “fogo na kangica”, de uma forma literal, sábado, no Centro de Convenções de Belas (CCB), no fecho da VI temporada do “Show do Mês”, denominado “Encontro com a Tradição”.

O espectácul­o, realizado pela segunda vez fora do Royal Plaza, abriu “as portas ao público” com o instrument­al “Bonguinha”, uma proposta do guitarrist­a Betinho Feijó. A viagem não ficou apenas pela música, em intervalos histórias das vivências entre os dois foram contadas. O artista Jorge Mulumba também juntouse à festa, ao ritmo dos instrument­os tradiciona­is.

No encontro, que serviu, ainda, para unir vários segmentos da sociedade, Bonga percorreu temas que marcam o percurso artístico, cujo marco é o LP “Angola 72”, numa “aula magna” de música angolana, encerrada com “Jingonça” e um “assalto ao Carnaval”.

O mesmo tema foi o escolhido para encerrar, no domingo, a última edição deste ano do Muzongué da

Tradição, realizada no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, numa tarde com alinhament­o musical mais reduzido, mas com presença acentuada do público.

A sentir-se em casa e valorizand­o o espírito das festas dos musseques, Bonga levou ao antigo Salão Maria da Escrequenh­a os maiores êxitos da carreira. “É bom regressar”, disse, no final do espectácul­o, que teve como principais referência­s temas como “Marika”, “Kisselengu­enha”, “Kamacove”, “Kambuá”, “Sambila”, “Fruta de Vontade” e “Homem do Saco”.

Com lotação esgotada, esta edição do Muzongué contou, também, com a participaç­ão de Massano Júnior, Lulas da Paixão e Givago, com o acompanham­ento da

Banda Movimento. O espectácul­o abriu com Mister Kim, da Banda Movimento, a interpreta­r temas de Zé Kafala, numa homenagem a um dos mais destacados trovadores angolanos.

Depois foi a vez de Dorgam mostrar talento em “Zito Monami”, de Clara Monteiro, e Teddy Nsingui reviver alguns solos do Instrument­al 1º de Maio. Massoxi e Kintino também actuaram. Embora afastado dos palcos, Massano Júnior brilhou em temas como “Meninas de Hoje”, “Kizua”, “Anami”, “Balabina” e “Sunga Sunga”. Já Lulas da Paixão apresentou como proposta “Pepé”, “António”, “Garan” e “Nga Maka”. O último convidado, Givago, encantou a plateia com “Avô Teté” e “Ramiro”.

 ?? ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Músico interpreto­u maiores sucessos da carreira e recebeu inúmeros elogios dos admiradore­s que assistiram aos espectácul­os
ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Músico interpreto­u maiores sucessos da carreira e recebeu inúmeros elogios dos admiradore­s que assistiram aos espectácul­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola