Jornal de Angola

Militares invertem classifica­ção da época passada

-

Dominador nos últimos quatro anos, após desalojar o Recreativo do Libolo do pedestal, o 1º de Agosto inverteu a ordem da classifica­ção, que na época passada registava, no mesmo período, a presença do Petro de Luanda na liderança, com 28 pontos, um a mais em relação ao grande rival, na segunda posição.

Os petrolífer­os, liderados às meias pelo brasileiro Beto Bianchi e por Cosano, resistiram no comando da 13ª à 22ª jornada, altura em que deixaram escapar a vantagem, com o empate (1-1) na viagem ao terreno do FC Bravos do Maquis, enquanto os militares venceram folgados o Libolo, por 3-0. A igualdade (0-0) no clássico dos clássicos, disputado na ronda seguinte, deixou os pupilos de Jovic em vantagem, por força do triunfo (1-0), no jogo da primeira volta marcado pela falha do guardarede­s Gerson Barros.

A resistênci­a do Petro, recordista de títulos da modalidade no país (15 do Girabola e 11 da Taça de Angola), quebrou à passagem da ronda 26, ao perder no Lubango frente ao Desportivo da Huíla, por 0-2, quando o 1º de Agosto, vitorioso (1-0) diante do Recreativo da Caála, asfaltou uma autoestrad­a rumo à quarta consagraçã­o consecutiv­a.

À excepção da época de 2016, na qual o Recreativo do Libolo apareceu entre os rivais, com os mesmos 27 pontos dos tricolores, contra os 32 dos rubro e negros no comando, nesta fase da prova, as restantes três registaram uma disputa travada pelos dois emblemas. O 1º de Agosto tem tido a particular­idade de passar mais tempo à frente do Petro de Luanda e, sempre que se apanha em vantagem, vai até ao final do campeonato.

Os números do frente-afrente são favoráveis aos vicecampeõ­es, mercê do triunfo (2-0), numa tarde de verdadeira propaganda do futebol angolano, com o 11 de Novembro a testemunha­r uma das maiores enchentes num jogo do Girabola. Estão reunidas as condições para uma intensa refrega, que tem como pano de fundo o penta.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola