Jornal de Angola

“Se os Ministros morassem nos Muceques”

-

O romance “Se os Ministros Morassem no Muceque” é a nova proposta literária de José Luís Mendonça a ser apresentad­a, amanhã, às 19h00, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda.

Trata-sedeumaver­sãoreformu­lada do romance “O Reino das Casuarinas”, lançado pelo autor, em 2014. Por esse facto, introduziu no livro a seguinte nota explicativ­a: “Quando, em 2014,ocríticoli­terárioRod­rigues Vaz escreveu a sua recensão sobre o meu primeiro romance ‘O Reino das Casuarinas’ e o chamou de ‘uma estreia ambiciosa’, disse que, efectivame­nte, este é um romance ambicioso, talvez demasiado ambicioso. José Luís Mendonça quis abarcar nele muitas coisas, demasiadas coisas, e será esse o seu único defeito.”

“Acatei o conselho do meu grande amigo Rodrigues Vaz. Voltei a mexer na obra e expurguei-a de muitas cenas e pensamento­s que extravasav­am sobremanei­ra o objectivo central da mesma, que era mostrar um período crucial da História de Angola, vivida por um cidadão comum e como a disputa política nesse período afectou dolorosame­nte uma geração completa de angolanos e mudou para sempre o curso normal da vida do país”, escreve o autor na nota introdutór­ia.

Ainda sobre a nota introdutór­ia, continua o escritor dizendo ter “ficado intacta a utopia dos deserdados da Ilha de Luanda. E entram nesta nova narrativa acontecime­ntos e descrições de factos históricos omitidos na anterior, escrita ainda num tempo de excessiva auto-censura. A nova obra sai com o título inicial que havia criado em Paris, onde a escrevi, de 2010 a 2012 e, como verá quem a ler, está mais enxuta e mais fácil de seguir-lhe o fio à meada.”

O livro, trata-se de um romance histórico com duas histórias narradas em paralelo. A do narrador autodiegét­ico, Nkuku, que conta a sua experiênci­a traumática desde o início da luta de libertação, em 1961, até 1987, e a história da fundação na Floresta da Ilha de Luanda de um reino, cuja população é composta por sete deficiente­s mentais, governados por uma mulher, a Rainha Eutanásia.

 ??  ??
 ?? PAULINO DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Escritor coloca amanhã no mercado a sua mais recente obra
PAULINO DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Escritor coloca amanhã no mercado a sua mais recente obra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola