Jornal de Angola

Dois filmes angolanos no Festival de Roterdão

-

“Não existe luz dentro do espelho”, de Kiluanji kia Henda, e “Ar Condiciona­do”, realização de Fradique e produção da Geração 80, foram selecciona­dos para a 49ª edição do Festival Internacio­nal de Cinema de Roterdão (IFFR), que se realiza de 22 de Janeiro a 2 de Fevereiro.

Escrito, produzido e rodado no país pela Geração 80, o filme “Ar Condiciona­do”, que faz parte da categoria “Bright Future”, terá a estreia mundial no IFFR, algo que, para a organizaçã­o do festival, “prova que o cinema artístico em Angola está ‘vivo e de boa saúde’.”

A história do filme começa “quando os ares-condiciona­dos da cidade de Luanda começaram misteriosa­mente a cair.” “Matacedo (guarda) e Zezinha (empregada doméstica) têm a missão de recuperar o aparelho do chefe. Essa missão leva-os à loja de materiais eléctricos semi-abandonada do kota Mino, que está a montar, em segredo, uma complexa máquina de recuperar memórias”, lê-se na sinopse do filme, disponível no site da Geração 80.

Antes de “Ar Condiciona­do”, Fradique, um dos fundadores do Geração 80, que nasceu em 1986, realizou os curtas-metragens “Kiari” (2007) e “Alambament­o” (2010) e o documentár­io “Independên­cia” (2015).

O filme de Kiluanji kia Henda foi selecciona­do, na secção “Deep Focus Short” do festival, que organiza um segundo perfil curto sobre o trabalho do cineasta e artista visual angolano.

Os curtas-metragens deste realizador estão profundame­nte enraizados na política e na história angolana, mas, ao mesmo tempo, contêm elementos mágicos surpreende­ntes.

“Não há luz dentro do espelho”, por exemplo, segue um homem que sofre de traumas relacionad­os com a guerra que tenta fugir da sua própria sombra e, em “Havemos de Voltar”, um artefacto histórico fica senciente e recusa-se a ser um objecto ao serviço da história por mais tempo.

Na página da rede social Facebook, o autor escreveu o seguinte: “Boa tarde comunidade! Foi com a maior alegria que recebi a notícia, que o curta-metragem que realizei este ano intitulado ‘Não existe luz dentro do espelho’ (2019), foi selecciona­do para a 49ª edição do Internatio­nal Film Festival Rotterdam, na secção ‘Deep Focus Short’, de 22 de Janeiro a 2 de Fevereiro de 2020.”

Concluiu: “Quero agradecer de coração à maravilhos­a equipa que participou, e tem participad­o nesta aventura, na realização do curtametra­gem que foi filmado exclusivam­ente dentro do edifício Kimba Sec, também conhecido por Treme-Treme. Agradeço nomeadamen­te ao Lubazandyo LB Mpemba, Orlando Sérgio, Tatiana Jane, Adalberto Ferreira (Toy Boy), Lee Bogotá, Ery Claver, Carlos Bessa, Mehak Vieira, Francisco Ogando e Miguel Hurst.”

O IFFR anuncia os 21 curtas-metragens selecciona­dos para o concurso de curtasmetr­agens de Ammodo, sendo 15 estreias mundiais (festivais), cinco estreias internacio­nais e uma estreia europeia. Um júri composto por Nathanja van Dijk, Safia Benhaim e Greg de Cuir Jr. decide os vencedores de três prémios iguais.

 ??  ?? Cenas do filme de Fradique produzido e rodado em Angola que terá estreia mundial no festival
Cenas do filme de Fradique produzido e rodado em Angola que terá estreia mundial no festival

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola