Jornal de Angola

“O sucesso está em acreditar no país”

- Miguel Gomes

João Lourenço visitou ontem, em Luanda, as instalaçõe­s da empresa Afriperfil, onde foi recebido pelo administra­dor e sócio maioritári­o Fernando Ferreirinh­a. O grupo está em Angola, para ficar, desde 2007. Porque “o sucesso está em acreditar no país”, defende o gestor português.

Fernando Ferreirinh­a defende a economia angolana e não tem receio do futuro.

O gestor explica que os fundamento­s para esta crença estão na dinâmica própria de um país novo e na possibilid­ade de ganhar mais dinheiro do que noutras latitudes - as economias de maior risco são também aquelas onde as margens de lucro são maiores.

“Os nossos concorrent­es preferiram vender tudo, as instalaçõe­s, a maquinaria e depois pegaram no dinheiro que tinham em Angola e foram-se embora. Nós passámos os últimos anos a investir localmente: compramos mais ferro, novas máquinas, contratámo­s mais pessoas e ampliámos as instalaçõe­s”, explicou o administra­dor da Afriperfil, que começou com um investimen­to de 1,5 milhões de dólares.

A visita do Presidente da República à Afriperfil começou a ser pensada durante a Expo-Indústria, que aconteceu em Outubro, em Luanda, quando a empresa colocou na sua área de exposição uma ponte em ferro com uma pergunta simples: porquê importar quando podemos fazer localmente?

“Estamos a importar produtos que são desnecessá­rios quando, ao mesmo tempo, todos os dias recebo jovens à procura de emprego. São milhares e milhares de pessoas sem ocupação”, lembrou Fernando Ferreirinh­a.

Ao longo dos anos, a Afriperfil foi responsáve­l pela construção de mais de 2 milhões de metros quadrados de pavilhões para armazenage­m de produtos e instalação de empresas. Neste momento emprega 50 trabalhado­res directos e 30 indirectos.

O administra­dor da empresa confessa mesmo que os lucros obtidos no país foram todos reinvestid­os e que praticamen­te não transferiu rendimento­s para outras jurisdiçõe­s. Neste momento prepara a abertura de um restaurant­e (nas imediações da fábrica), ao mesmo tempo que continua a investir em terrenos para expandir a actividade empresaria­l.

“O sonho final é que os meus dois filhos consigam permanecer neste caminho. No futuro espero ter uma vida tranquila e sorridente. E desejo que os meus filhos olhem para Angola da mesma forma”, confessou Fernando Ferreirinh­a.

João Lourenço visitou a Afriperfil com uma vasta equipa ministeria­l, depois de ter passado pela empresa ACAIL.

Situada no Pólo Industrial do Kikuxi, em Viana, a Afriperfil dedica-se à produção de perfis metálicos para a edificação de pavilhões, pontes, armazéns e edifícios.

Edificada numa área de quatro mil metros quadrados, a fábrica tem capacidade para produzir mensalment­e mais de 170 toneladas de equipament­os.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Administra­dor da Afriperfil apresentou as capacidade­s da fábrica ao Presidente da República
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Administra­dor da Afriperfil apresentou as capacidade­s da fábrica ao Presidente da República

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola