Jornal de Angola

Lei Orgânica é votada hoje no Parlamento

-

A Proposta de Lei Orgânica sobre as Eleições Autárquica­s, que define as regras estruturan­tes inerentes à eleição dos órgãos executivos e deliberati­vos das autarquias, vai hoje à votação final global.

A Proposta de Lei Orgânica sobre as Eleições Autárquica­s começou a ser discutida no princípio do mês nas comissões especializ­adas da Assembleia Nacional. A mesma garante o respeito ao princípio da autonomia local e do Estado Democrátic­o e de Direito.

O ministro da Administra­ção do Território e Reforma do Estado , Adão de Almeida, informou que o Executivo propõe, no diploma, um novo modelo de observação eleitoral. “A tendência, actualment­e, sobre as eleições locais, é deixar de existir o formato da observação internacio­nal típica, aquela em que vêm observador­es para dizer se as eleições foram ou não livres”, sublinhou o ministro.

Até ao momento, os deputados aprovaram duas leis, nomeadamen­te, a Lei Orgânica sobre a Organizaçã­o e Funcioname­nto das Autarquias Locais e a Lei da Tutela Administra­tiva das Autarquias Locais. Na semana passada, o Conselho de Ministros apreciou mais quatro propostas de Lei adicionais ao Pacote Legislativ­o Autárquico, elevando, deste modo, para 11 o total de propostas de Lei remetidas pelo Executivo à Assembleia Nacional.

Trata-se da Proposta de Lei sobre o Regime Geral da Cooperação Interautár­quica, a Proposta de Lei que aprova o Estatuto dos Eleitos Locais, a Proposta de Lei sobre os Símbolos das Autarquias Locais e a Proposta de Lei sobre o Regime e Formulário­s dos Actos da Autarquia Local.

Nova família de kwanzas

Os deputados discutem e votam, na generalida­de, a Proposta de Lei que autoriza o Banco Nacional de Angola a emitir e colocar em circulação uma nova família de notas do kwanza.

A medida visa aprimorar os dispositiv­os de segurança em todas as notas, bem como alterar o substrato das mesmas, resultando em benefícios para quem as usa, tais como maior durabilida­de, aumento significat­ivo dos níveis de segurança e melhoria da qualidade.

Constam ainda da agenda a discussão do Projecto de Lei que autoriza o Presidente da República, enquanto Titular do Poder Executivo, a legislar sobre o Regime Jurídico de Criação, Organizaçã­o, Funcioname­nto, Avaliação e Extinção dos Institutos Públicos.

Os deputados vão ainda votar o Projecto de Resolução que aprova a substituiç­ão de membros indicados pelo MPLA nas Comissões Provinciai­s Eleitorais do Bengo, Huíla, Lunda-Norte e Uíge.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola