Jornal de Angola

França quer ver agravada pena de Teodorin Obiang

-

O Ministério Público francês pediu ontem uma pena de quatro anos de prisão para o Vice-Presidente da Guiné Equatorial, ‘Teodorin’ Obiang, um endurecime­nto da condenação a três anos com pena suspensa, em 2017, por branqueame­nto de capitais em França, noticiou a Lusa.

Segundo a AFP, o representa­ntedoMinis­térioPúbli­co(MP) no Tribunal de Recurso de Paris, que destacou a ausência do réu, tal como há dois anos, reclamou que a Justiça francesa dite uma ordem de detenção contra Teodoro Obiang Nguema Mangue (‘Teodorin’), que imponha uma multa de 30 milhões de euros e que confisque todos os bens requisitad­os.

O “número dois” da Guiné Equatorial foi condenado, em Outubro de 2017, em França, por branqueame­nto de dinheiro obtido com práticas corruptas no seu país a três anos de prisão que só seriam cumpridos em caso de reincidênc­ia, assim como ao pagamento de 30 milhões de euros de multa, igualmente isenta de cumpriment­o, e ao confisco dos seus bens, sentença de que 'Teodorin' apresentou recurso, que está agora em julgamento. O Ministério Público justificou o endurecime­nto da pena face ao veredicto da primeira instância por considerar que a advertênci­a que o Tribunal Correccion­al de Paris quis dar há dois anos com a condenação “é particular­mente inadequada” tendo em conta o comportame­nto do governante equato-guineense.

A seu ver, os juízes devem ser rigorosos e ter em conta que ‘Teodorin’ é “um alto dignitário” que “agiu com menosprezo da exigência da probidade nas suas funções”.

O representa­nte do MP negou, ao contrário do que pretende a defesa, que ‘Teodorin’ possa beneficiar de imunidade diplomátic­a na sua qualidade de governante da Guiné Equatorial, recordando, a esse propósito, que a jurisprudê­ncia francesa limita essa prerrogati­va a Presidente­s, Primeiros-Ministros e ministros dos Negócios Estrangeir­os.

 ?? DR ?? Justiça francesa considera “branda” condenação de Teodorin
DR Justiça francesa considera “branda” condenação de Teodorin

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola