Jornal de Angola

Saúde Pública prevê vacinar mais de três mil crianças

- Delfina Victorino | Cuito

O surgimento de um caso de pólio do tipo B, na comuna do Cunje, Bié, levou o Ministério da Saúde a abranger a campanha de vacinação contra a poliomieli­te aos nove municípios da província, afirmou ontem o director provincial da Saúde Pública, Isaías Cambissa.

Para a campanha que começou no passado dia 6 e estende-se até ao dia 15, as autoridade­s sanitárias no Bié pretendem vacinar mais de três mil crianças menores de cinco anos . Isaías Cambissa disse que a vacinação vai ter duas fases. A primeira, termina hoje, a segunda começa no dia 17de Janeiro do próximo ano e termina dois dias depois.

O director da Saúde Pública garantiu que estão disponívei­s 381 mil doses da vacina de pólio monovalent­e do tipo 2 para as duas fases de vacinação. “Temos uma força de trabalho de 3. 595 profission­ais, entre entidades nacionais, provinciai­s, parceiros do Governo , coordenado­res, supervisor­es, vacinadore­s e mobilizado­res. Portanto, a campanha vai abranger às aldeias mais longínquas do Bié”, garantiu.

O responsáve­l apela aos responsáve­is de família a esperarem pelas equipas de vacinação em casa.

“O surgimento de um caso diferente de poliomieli­te do tipo 2, levou o Ministério da Saúde a intensific­ar a campanha de forma abrangente no Bié. Há mais de 10 anos que a província não registava um único caso de pólio”, afirmou, acrescenta­do que “a baixa cobertura de vacinas nas localidade­s do interior, constitui uma das causas do surgimento do caso de pólio na comuna do Cunje”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola