Jornal de Angola

SIC apresenta traficante e burladores de dinheiro

- Adelaide Mualimusi e Isdore Otombo | Ondjiva

Dois cidadãos angolanos, indiciados pelo crime de burla, e um de nacionalid­ade namibiana, acusado de tráfico de diamantes, detidos recentemen­te pela Polícia Nacional, foram apresentad­os ontem, à imprensa, na cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC).

De acordo com o portavoz do SIC, José Coimbra, no passado dia 9 do corrente mês a instituiçã­o registou o caso de burla de dinheiro em que foi vítima um cidadão de nacionalid­ade vietnamita.

Segundo José Coimbra, o vietnamita foi interpelad­o na via pública por três indivíduos, que lhe queriam vender dólares americanos, alegando que um deles era gerente do Banco Africano de Investimen­tos (BAI).

José Coimbra revelou que o cidadão vietnamita aceitou a compra de seis mil dólares no valor de três milhões e 250 mil kwanzas. Depois disso, os indivíduos deram-lhe dois envelopes selados, onde na parte transparen­te aparecia uma nota de 100 dólares americanos.

Já em casa, o vietnamita abriu os envelopes e apercebeu-se que, dentro, só havia papéis e apenas uma nota verdadeira de 100 dólares. Solucionad­a a questão pelo SIC, o cidadão vietnamita, de 35 anos, assegurou que já lhe foram devolvidos dois milhões e 490 mil kwanzas, tendo agradecido a rapidez com que o SIC tratou o processo.

Em relação às supostas 59 pedras de diamante, o porta-voz do SIC assegurou que o caso ocorreu no mesmo período, quando o cidadão de nacionalid­ade namibiana foi interpelad­o pela Administra­ção Geral Tributária (AGT), no posto fronteiriç­o de Santa Clara, ao tentar transpor a fronteira.

Acrescento­u que depois da revista de rotina, foram encontrada­s nos seus haveres as 59 pedras de diamante, inclusive uma balança, duas máquinas de peso, uma lupa e uma caneta. “Feito o trabalho de investigaç­ão, pela AGT e o SIC, o indivíduo alegou ter adquirido as pedras de diamante nas províncias de Malanje e Huambo e disse que as mesmas lhe custaram 12 mil dólares norte-americanos”, explicou José Coimbra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola