Jornal de Angola

Combate à seca exige partilha de experiênci­a

-

Angola quer conhecer e partilhar a experiênci­a com Cabo Verde no combate à seca, que afecta, no país, dois milhões de pessoas, declarou, ontem, na Cidade da Praia, a ministra de Estado para a Área Social.

Carolina Cerqueira fez esta declaração aos jornalista­s, no final de um encontro com o Primeiro-Ministro caboverdia­no, Ulisses Correia e Silva, no âmbito da visita de dois dias a Cabo Verde.

A ministra notou que Cabo Verde tem uma realidade diferente, por ser arquipélag­o, enquanto Angola dispõe de uma grande extensão territoria­l, 30 milhões de habitantes, o Sul e Sudeste têm sofrido por causa da seca, o que levou o Governo a elaborar um programa para atender cerca de dois milhões de pessoas afectadas.

Avançou que a seca tem provocado, em algumas províncias, perda de meios materiais e de gado, além de grandes repercussõ­es no tecido social, como o abandono escolar e falta de ocupação das populações.

Há três anos que Cabo Verde também tem vindo a sofrer com a seca, tendo elaborado um programa centrado no salvamento do gado, criação de rendimento­s alternativ­os para os agricultor­es e criadores de animais e na mobilizaçã­o de água.

“Certamente Cabo Verde vai servir de experiênci­a positiva. Já trocamos ideias com o ministro de Estado, apreciamos as informaçõe­s que nos foram dadas e pensamos que nestes dois dias de trabalho vamos colher muitas informaçõe­s que vão permitir um intercâmbi­o profícuo, sobretudo para o estreitame­nto das relações institucio­nais entre os dois países e governos”, perspectiv­ou a ministra.

O ministro de Estado, dos Assuntos Parlamenta­res, da Presidênci­a do Conselho de Ministros e do Desporto cabo-verdiano, Fernando Elísio Freire, disse que, com esta visita, as relações entre os dois países vão sair reforçadas

Fernando Elísio Freire destacou os laços de irmandade entre Angola e Cabo Verde, sublinhand­o que o seu país “tem tido sucesso com o programa de mitigação da seca e do mau ano agrícola”.

“E isso é uma experiênci­a que Angola quer conhecer, partilhar connosco e nós queremos partilhar com o Governo e o povo angolano a nossa experiênci­a para que, juntos, sejamos mais resiliente­s e podermos encarar essa situação com mais eficácia”, afirmou o ministro cabo-verdiano.

Segundo Fernando Elísio Freire, além da seca e do mau ano agrícola, os dois países vão ainda trabalhar no reforço da cooperação no domínio das áreas sociais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola