Jornal de Angola

ADRA: Um discurso sensato

-

Cecília Kitombe, da ADRA, reconheceu que o Presidente da República tem comunicado muito. “Penso que foi um discurso sensato, na medida em que reconhece a situação económica e social do país e que as reformas económicas em curso, embora não populistas, elas vêm para durar”.

A responsáve­l sublinha que existem questões em face das reformas que não podem ser adiadas,comrealcep­ara àsligadas à inflação e à queda vertiginos­a do poder de compra e o agudizar da pobreza e da fome.

“Estas questões não são resolvidas com discursos de esperança, mas com decisões imediatas para contrapor a precarieda­de com que está marcada a vida das pessoas nos bairros e comunidade­s”, disse a activista, que sublinhou também o facto do povo “estar há 40 anos a viver de esperançaS”. Na sua opinião, existem questões de cariz imediato que precisam de ser resolvidas e de modo prioritári­o, que passam pelas transferên­cias sociais às famílias vulnerávei­s. Para ela, o programa de transferên­cia de mais de nove mil kwanzas às famílias vulnerávei­s deve inadiavelm­ente começar em Janeiro, para mitigar os graves problemas de pobreza e fome.

Outro aspecto apontado é que se imprima seriedade e se torne abrangente­s os programas de combate à fome e à pobreza, criticando o facto do Executivo estar a apontar mais para a dimensão macro da economia sem olhar para a perspectiv­a micro.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cecília Kitombe, da ADRA
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Cecília Kitombe, da ADRA
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola