Jornal de Angola

Deputada Janira Almada reeleita líder da oposição

-

A deputada Janira Hopffer Almada foi domingo, ao fim do dia, eleita para a sua própria sucessão como presidente do Partido Africano da Independên­cia de Cabo Verde (PAICV), segundo a Lusa.

Janira Hopffer Almada era a candidata única para liderar o maior partido da oposição cabo-verdiana, após o deputado José Sanches ter desistido de apresentar a sua candidatur­a, alegando que está em curso um “golpe de assalto” à liderança do partido.

Janira Almada desvaloriz­ou os comentário­s e lembrou que desde que assumiu a liderança do partido pela primeira vez, em 2014, que vem sofrendo ataques, mas que não ficou fragilizad­a por isso, por entender que todas as lideranças têm de ter capacidade para lidar com as críticas.

Na sua Moção de Estratégia e Orientação Política Nacional, Janira Hopffer Almada propôs que a eleição do presidente do partido fosse alargada aos simpatizan­tes e que as regras para exercício do cargo fossem mais bem reguladas.

Mas também propõe alterações aos estatutos do partido, para melhorar a articulaçã­o no grupo parlamenta­r do PAICV e regular os compromiss­os assumidos pelos titulares de cargos políticos propostos pelo partido. Janira Almada prometeu ainda apostar na formação dos activos e dos militantes, na mobilizaçã­o da juventude e das mulheres.

Depois da eleição, o XVI Congresso Ordinário vai reunir-se entre 31 de Janeiro e 2 de Fevereiro de 2020, para eleger os novos órgãos do partido. Janira Hopffer Almada é a quinta pessoa na presidênci­a do partido e a primeira mulher a liderar o PAICV, depois de Aristides Maria Pereira, Pedro Pires, Aristides Raimundo Lima e José Maria Neves.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola