Jornal de Angola

“Caravana Médicos Solidários” realiza cirurgias em Menongue

Governo Provincial mobilizou uma equipa de médicos que trabalha em Luanda para assistir pacientes cujas doenças requeriam consultas de especialid­ades

- Lourenço Bule | Menongue

Pelo menos, seis operações de extracção de cataratas, quatro de hidrocefal­ia, duas de paralisia cerebral e igual número de síndrome de down e um de microcefal­ia, foram realizadas com sucesso, pela “Caravana Médicos Solidários”, provenient­e de Luanda, no âmbito do Natal Solidário, uma acção promovida pelo Governo da província do Cuando Cubango.

Integrada por 12 médicos e um enfermeiro, a equipa de especialis­tas realizou também uma operação de hematoma craniano pós-trauma antigo e igual número de neoplasia do colo uterino, tumor do ovário, parto fisiológic­o, parto cesariana programado por macrofeto, quisto da parede torácica infectada, hérnia inguinal direita, lipoma gigante do dorso, tumor do couro cabeludo e nasosinasa­l (extracção de tumor do palato), lábio laporino com fenda palatina e alta miopia.

Foram igualmente efectuadas 119 consultas de oftalmolog­ia, 35 de otorrinola­ringologia, 34 de ginecologi­a obstetríci­a, 28 casos de cirurgia geral, 26 de fisioterap­ia, 23 de neurocirur­gia e sete de nutrição, dos quais cinco crianças foram diagnostic­adas com malnutriçã­o aguda.

Durante os três dias de trabalho, a equipa médica atendeu um total de 272 pacientes com múltiplas patologias, estando neste momento abertas as inscrições para a segunda fase do projecto, que vai decorrer na segunda quinzena do mês de Janeiro de 2020, válido para os pacientes do país em geral, sobretudo aqueles que tenham condições financeira­s para se deslocarem a cidade de Menongue.

A porta-voz da equipa, Rosa Bessa de Campos, disse que a deslocação dos médicos ao Cuando Cubango, a par de prestarem assistênci­a médica e medicament­osa à população, visou também dotar os técnicos locais de valências em diversas áreas.

“Viemos ao Cuando Cubango para, em conjunto com os técnicos locais, devolver à esperança a todos os pacientes que padecem de doenças críticas e que são hostilizad­as pelas famílias”, disse Rosa Bessa de Campos, para acrescenta­r que “foram criadas todas as condições para a realização das cirurgias, com realce para as quatro de hidrocefal­ia que foram realizadas pela primeira vez na província do Cuando Cubango”.

Rosa Bessa de Campos informou que integram a caravana médicos especializ­ados em Nutrição, Neurocirur­gia, Cirurgia Geral, Ginecologi­a Obstetríci­a, Oftalmolog­ia, Fisiatra, Otorrinola­ringologia, Fisioterap­ia e Anestesiol­ogia, assim como uma técnica de enfermagem.

Fez saber que em Luanda existe um grande número de médicos e técnicos superiores de enfermagem disponívei­s, muitos dos quais recém-formados e desemprega­dos que querem trabalhar no Cuando Cubango para ajudarem a mitigar a falta gritante de profission­ais de saúde na região.

Resolução de problemas

O governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, disse que o projecto denominado “Caravana Médica de Solidaried­ade” vai continuar até o próximo ano, “enquanto se trabalha para a reorganiza­ção do sistema de saúde na província”,

“No quadro da solidaried­ade social e do advento do “Natal Solidário”, o Governo Provincial organizou a “Caravana Médica de Solidaried­ade”, solicitand­o especialis­tas angolanos e estrangeir­os para ajudarem cidadãos locais”, disse.

Júlio Bessa lamentou por muitos pacientes na província estarem a atravessar momentos de angústia por falta de assistênci­a médica especializ­ada, acrescenta­ndo que a falta de condições hospitalar­es e o défice de especialis­tas constituem o ponto de estrangula­mento do sector da Saúde.

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE ?? Durante alguns dias mais de 12 médicos provenient­es de Luanda prestaram assistênci­a a centenas de pessoas na província
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE Durante alguns dias mais de 12 médicos provenient­es de Luanda prestaram assistênci­a a centenas de pessoas na província

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola