Jornal de Angola

Artistas e promotores instados a participar

-

Os artistas, associaçõe­s e empresas culturais angolanos foram instados a participar na 14ª edição da Bienal de Arte Africana Contemporâ­nea, a ter lugar em Dakar, Senegal, de 28 de Maio a 28 de Junho de 2020.

A informação foi avançada, em comunicado de imprensa, pela Direcção Nacional de Formação Artística (DNFA) do Ministério da Cultura, que refere estarem abertas a todos os interessad­os as candidatur­as até 31 de Dezembro.

De acordo com a DNFA, a Bienal de Dakar é um evento internacio­nal que reúne artistas africanos e da diáspora e profission­ais da arte contemporâ­nea de todos os continente­s. Para efeito de acompanham­ento e garantia do apoio institucio­nal do Ministério da Cultura para candidatos inscritos, os interessad­os devem remeter, até 31 de Dezembro, as cópias das obras (réplicas) e o comprovati­vo de inscrição junto desta direcção, no edifício do Ministério da Cultura, em Talatona.

As candidatur­as devem ser feitas pelo e-mail: candidatur­e2020@biennaleda­kar.org ou através do portal: Secrétaria­t géneral de la Biennale de Dakar. A Bienal de Arte Contemporâ­nea Africana, DAK’ART, tem o apoio do Presidente da República do Senegal, Macky Sall. Sob a responsabi­lidade do Ministério da Cultura do Senegal, o evento é organizado pela Secretaria Geral da Bienal. A bienal celebra na próxima edição o 27º ano de existência. De acordo com a organizaçã­o, a bienal, finalmente, estabelece­u-se como o ponto de encontro essencial da arte africana contemporâ­nea local e internacio­nalmente. O evento é 75 por cento apoiado pelo Estado do Senegal. Na edição de 2018, o Governo apoiou com 500 milhões de francos CFA. Na última edição, a bienal decorreu sob os temas “A cidade no dia azul”, que se refere a um poema de Léopold Sédar Senghor, e de outro pai da Negritude, Aimé Césaire, que empresta a expressão “a hora vermelha”, extraída das obras “E os Cães Ficaram em Silêncio” e “The Red Hour”, que abordam, entre outras, questões de emancipaçã­o, liberdade e responsabi­lidade.

 ?? DR ?? A iniciativa tem sido o ponto de encontro da arte africana
DR A iniciativa tem sido o ponto de encontro da arte africana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola