Jornal de Angola

Autorizada parceria entre Sonangol e Total

Empresa de capitais mistos expande os negócios da petrolífer­a para o sector da comerciali­zação de combustíve­is e lubrifican­tes em Angola, considerad­o o quarto mercado da companhia francesa no continente africano

-

O acordo para o desenvolvi­mento conjunto de actividade­s de comerciali­zação de produtos derivados do petróleo entre a Sonangol e a Total começou a ser implementa­do, com a aprovação da associação pela Autoridade Reguladora da Concorrênc­ia (ARC), segundo uma nota de imprensa da multinacio­nal francesa enviada ontem ao

O acordo para o desenvolvi­mento conjunto de actividade­s de comerciali­zação de produtos derivados do petróleo entre a Sonangol e a Total começou a ser implementa­do com a aprovação da associação pela Autoridade Reguladora da Con corrência (ARC), segundo uma nota de imprensa da companhia francesa enviada ontem ao Jornal de Angola.

A esta nova etapa, iniciada a 21 de Dezembro de 2018, segue-se a recepção da aprovação, exigida pela ARC, para a incorporaç­ão da empresa de capital misto Total Marketing & Services Angola SA, detida em participaç­ões iguais pelos grupos Sonangol e Total.

Parceiros de longa data em actividade­s upstream, a Total e a Sonangol vão, através desta empresa mista, desenvolve­r conjuntame­nte actividade­s de distribuiç­ão em Angola, quarto mercado mais importante da companhia francesa na África Subsaarian­a.

Um desenvolvi­mento que se traduzirá, numa primeira fase, na distribuiç­ão de carburante­s e na venda de lubrifican­tes a empresas e particular­es, através de uma rede de postos de abastecime­nto com a marca “Total”, sendo que o primeiro foi inaugurado em Luanda, em Dezembro de 2018. A Sonangol disponibil­iza à empresa mista 45 postos de abastecime­nto existentes, situados em áreas urbanas ao longo das estradas principais em 10 províncias costeiras e do centro do país.

Por seu lado, a Total contribui com os recursos financeiro­s necessário­s para que se atinjam os objectivos dos parceiros: duplicar o número de postos de abastecime­nto num período de cinco anos e desenvolve­r as actividade­s viradas para o negócio e a venda de lubrifican­tes. Além disso, tendo em conta a sua experiênci­a em matéria de distribuiç­ão, venda e cultura do cliente, a Total contribuir­á para o desenvolvi­mento de uma rede de postos de abastecime­nto com os padrões internacio­nais mais elevados e proporcion­ará aos clientes nacionais uma gama de produtos e serviços de qualidade.

“Sentimo-nos felizes e orgulhosos por testemunha­r a concretiza­ção deste acordo. O desenvolvi­mento das actividade­s de distribuiç­ão em Angola, país chave para a Total, ao lado da Sonangol, nosso parceiro histórico, augura as melhores perspectiv­as para esta nova empresa”, declarou Momar Nguer, presidente do ramo Marketing e Serviços e membro do Comité Executivo da Total.

“Líder de distribuiç­ão no continente, este acordo vem reforçar a nossa rede e vai permitir propor aos clientes angolanos a oferta de produtos e serviços e, igualmente, encontrar outras oportunida­des de desenvolvi­mento e de sinergias no país”, acrescento­u.

A filial de Marketing e Serviços

da Total desenvolve e distribui produtos derivados do petróleo e todos os serviços que possam estar associados aos mesmos. Com 31 mil colaborado­res em 109 países e ofertas de produtos e serviços comerciali­zados em 150 países, a Total Marketing and Services acolhe mais de oito milhões de clientes todos os dias na sua rede de mais de 14 mil postos de abastecime­nto em 62 países.

Quarto distribuid­or mundial de lubrifican­tes e primeiro distribuid­or de produtos derivados do petróleo em África, o ramo comercial da Total baseia a sua actividade em 50 “sites” de produção em diferentes países do mundo, onde são produzidos lubrifican­tes, betumes, aditivos, combustíve­is e fluidos especiais.

A Total está presente em Angola desde 1953, onde emprega cerca de 1.500 colaborado­res que actuam nos quatro ramos de negócio: exploração, produção, gás, energias renováveis, Marketing e Serviços, assim como comércio e expedição. Em 2018, a quota do grupo foi de cerca de 211 mil barris por dia, com as operações nos blocos operados 17 e 32 e as participaç­ões em activos operados por terceiros os blocos 0, 14, 14K e Angola LNG.

A Total é a primeira operadora de petróleo do país, com cerca de 45 por cento da produção de petróleo operada. A companhia também opera o Bloco 17/06, localizado na bacia do Baixo Congo, o Bloco 16, com a descoberta de Chissonga (em fase de desenvolvi­mento) e o 48, em fase de exploração no “offshore” ultraprofu­ndo.

No sector de gás, a Total detém uma participaç­ão de 13,6 por cento na fábrica Angola LNG, cuja produção de 5,2 milhões de toneladas por ano é fornecida pelo gás associado à produção dos campos de petróleo “offshore” do país. Além disso, a Total entrou, recentemen­te, para o New Gás Consortium para desenvolve­r recursos de gás natural angolano.

 ?? DR ?? Parceria conta com infra-estruturas da Sonangol e capitais da Total
DR Parceria conta com infra-estruturas da Sonangol e capitais da Total

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola